logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]
Wanderlust Aí Vamos Nós, por Vanessa de Melo: Como aproveitar Granada e sua belíssima Alhambra

Wanderlust Aí Vamos Nós, por Vanessa de Melo: Como aproveitar Granada e sua belíssima Alhambra

9 de novembro de 2022

Olá viajante! Como está o planejamento para as viagens? Já pensou no próximo feriado? Posso trazer sugestões de destinos incríveis, deixe nos comentários seu pedido que a gente traz as informações!

Seguindo viagem, no nosso relato das férias na península Ibérica, chegamos em Granada, cidade que foi ocupada por quase 700 anos pelos árabes e deixaram muita riqueza e influência na arquitetura da cidade que foi tomada pelos reis católicos antes de 1500, cujo local mais preservado Alhambra e seus domínios estão até hoje abertos para visitação, mediante reserva com bastante antecedência.

Os principais pontos turísticos de Granada são:

Bairro de Albaicin

Lá você viajante pode passear e conhecer os seguintes lugares imperdíveis:

El Banuelo, a igreja e o mirante de San Nicola, o palácio Dar-al-Horra, Corral del Carbon onde se encontra lojas de artesanato, Praça Nueva, e os 4 portões de entrada do bairro; O destaque pra mim é o mirante que tem uma vista deslumbrante de Alhambra e a Sierra Nevada ao fundo. Outros mirantes lindos são o de San Cristobal, San Miguel Alto.

Sacromonte também deve figurar na sua lista pois lá se encontra o bairro cigano, famoso pelas casa trogloditas chamadas de cuevas que oferecem shows de dança flamenca.

A Catedral de Granada, a Capela Real e a Basílica de San Juan de Dios são belíssimas e importantes por sua relevância histórica.

Uma dica de passeio não histórico fica por conta da Praça Bib-Rambla e o mercado Alcaiceria que tem muito artesanato e produtos locais, além do Parque Científico de Granada um dos museus modernos mais visitados da Andaluzia que atrai crianças, jovens e adultos.

A Sierra Nevada é uma dica plus se você viajante gosta de neve e de parque de esqui, não fica em Granada, mas dá pra ir de carro ou de ônibus. Ela é tão linda e imponente que é visível durante todo o ano. 

E por último e não menos importante Alhambra, patrimônio mundial da Unesco, construído no século XIII pelos governantes mouros para servir como residência. O local tem 140 mil metros quadrados e inclui três lugares que se pode visitar mediante compra antecipada de ingresso com dia e horário marcado para entrar no Palácio Nasridas, os demais podem ser visitados depois deste horário com mais calma. Reserve três horas para visitar tudo. Depois de passear pelo antigo palácio do sultão e do Palácio dos Leões, visite o palácio de Carlos V, o Generalife com seus belos jardins e a alcazaba, a fortaleza militar do século XI, a parte mais antiga de Alhambra e que serve de base para tudo que foi construído dentro.

Essa foi minha segunda ida a Granada, na primeira vez não consegui ir até Alhambra na parte paga, só visitei a parte gratuita que faz parte de um parque aberto ao público. Fiquei triste na época porque não fiz o passeio completo, mas sabia que um dia voltaria e veria tudo. Vale muito a pena, de preferência com áudio guia ou um guia, já que se trata de um lugar repleto de cultura e história, fazendo se necessário pelo menos um estudo prévio.

Um destaque extra que deixo é: reparem como o piso da cidade é liso e limpo, cuidado com o calçado para não escorregar em dias de chuva ou úmidos. Outra sugestão é provar o sorvete de granada (romã para os íntimos) é um sabor diferente da encontrada no Brasil, mas é cítrica e não muito doce, vai trazer frescor em dias quentes.

Por hoje é só viajante, mas a viagem continua, na próxima semana vamos para o litoral em Málaga, a cidade do Picasso e do Antônio Banderas, um pedacinho do mediterrâneo. Além de passar por Ronda, famosa por ambientar o filme da Disney o Touro Ferdinando, e visitar um pueblo blanco que tem casas e estabelecimentos comerciais debaixo de rochas gigantes. Aguarde!

Sobre Vanessa de Melo

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @wanderlustaivamosnos onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.