logo paraiba total
logo paraiba total
Modelos de negócios com projeto de economia criativa do Sebrae

Economia Criativa, por Regina Amorim: Nômade digital e as infinitas possibilidades

24 de outubro de 2022

Vivemos em uma época que podemos conciliar formas mais eficientes de trabalho e lazer com mais prazer, menos sedentarismo e menos formalidade.

Me chamou atenção quando recebi uma mensagem da Regina Cardona, profissional da empresa Interface Hospitalidade de Florianópolis-SC, propondo uma conversa online comigo para falar sobre a nova tendência de negócios inovadores no mercado. Ela tinha lido o meu 90º artigo da coluna de economia criativa do jornal A União, publicado no último dia 06 de outubro, sobre as novas economias que estão influenciando outras formas de fazer negócios, o que me deixou muito feliz.

Nosso encontro aconteceu no dia 07 de outubro e foi quando conheci a sua amiga que é a brasileira Roberta Martins, idealizadora do site https://territorios.com.br/ e produtora de conteúdo, que esteve recentemente como nômade digital na Suíça, mas também já esteve em João Pessoa (PB), onde resido. Nossa conversa teve foco nos nômades digitais, uma oportunidade de viajar enquanto se trabalha de forma remota, mesmo sem estar de férias. Este será um estilo de vida a ser adotado por um bilhão de profissionais até 2035, segundo o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen, empresa global especializada em migração.

O futuro do trabalho é personalizado e feito sob medida, em ambientes totalmente colaborativos, porque as profissões mudaram, as carreiras e os estilos de vida também mudaram.  Os nômades digitais estarão espalhados por diversos países do mundo, por isso é preciso preparar a sua cidade para essa realidade, para melhor atender às necessidades desse novo perfil de profissional, que não é mochileiro e nem turista. São pessoas que buscam aproveitar a vida viajando, conhecendo novas culturas, trabalhando e tendo uma renda que lhe permita ultrapassar fronteiras.

Caminhamos para uma economia de mercado cada vez mais dissociada da posse e mais relacionada ao acesso a experiências e a liberdade de trabalhar como quiser e onde quiser, o que não se encontra dentro de uma empresa tradicional.

Os segmentos da economia criativa, tais como artistas, escritores, designers, profissionais da tecnologia da informação e comunicação, do marketing digital, produtor de conteúdo, estão aderindo ao estilo de vida que possibilita o trabalho remoto de qualquer lugar do mundo, quer seja vinculado a uma empresa ou de forma autônoma.

Prepare-se para essa realidade, porque você, o seu filho ou seu neto podem ser um nômade digital. A transformação digital rompeu as barreiras e gerou possibilidades de trabalho remoto, com as novas profissões e os novos empregos. Para algumas empresas, o que importa não são as oito horas de trabalho, todos os dias, mas a melhor entrega que você faz do serviço prestado ou o melhor resultado para a sua empresa, no prazo negociado.

Estamos na melhor época para viajar e para trabalhar ao mesmo tempo. Ser nômade digital não acontece do dia para a noite e dependendo da empresa que você está empregado, ela pode ser uma grande aliada do seu projeto de nomadismo digital.           

O primeiro passo é o seu sonho de aventurar-se com liberdade, pelo mundo. Depois ter uma boa reserva financeira e um bom planejamento para o seu novo estilo de vida, em qualquer lugar escolhido por você e que esteja adequado ao seu orçamento. São várias as plataformas que podem auxiliar os nômades digitais. Uma delas é a https://www.workingnomads.com/jobs que disponibiliza trabalhos remotos em diversas áreas, para quem se cadastra e informa suas áreas de interesse.

Outra plataforma bem conhecida de muitos é LinkedIn, a maior rede de profissionais do mundo, com mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios. Muito importante estar conectado e estabelecer metas possíveis de serem alcançadas no curto prazo.

Se você tem um conhecimento específico, crie produtos digitais para vender através de aulas online. Acelere suas vendas, gerencie seus resultados e escale seu negócio digital, em uma plataforma como a https://www.hotmart.com/ excelente vitrine para os seus infoprodutos. Para os profissionais com habilidades e conhecimentos específicos, esse é um dos caminhos promissores da sua trajetória como nômade digital.

Sobre Regina Amorim

É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.