logo paraiba total
logo paraiba total
Dia das Crianças bate às portas

Dia das Crianças bate às portas e a expectativa do comércio é positiva para a data

Entre as famílias, presentear estipulando valores é caminho para uma compra tranquila na companhia dos pequenos

11 de outubro de 2022

Dia das Crianças bate às portas. Se para os pequenos a expectativa é no presente que vai ganhar. Para o comércio, a data apesar de não se comparar ao Dia das Mães e Natal, por exemplo, traz sim expectativas positivas. Isso porque a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Crianças realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP) da Fecomércio PB apontou que 61,58% dos entrevistados mostraram interesse em presentear. O dado é 1,52% superior ao ano de 2021, que alcançou a marca dos 60,07%.

Em meio a essas famílias que desejam presentear crianças, está a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Patrícia Dantas. Mãe de uma menina de seis anos, ela afirmou que a data não pode passar em branco, sobretudo, por também ser o mês de aniversário da pequena Alice. “Nessa época tentamos sempre presenteá-la com algo que ela gosta e almeja, mas sempre limitando o valor”, afirmou a mamãe.

Decidido que será comprado algo que a criança deseja e estipulando valores, Patrícia relata que Alice costuma ir à loja junto. “Sempre a levamos conosco na hora da compra, até porque ela já tem em mente o que quer ganhar, então entendemos que é tranquilo ela estar junto na hora da compra”, apontou.

Mais números

O estudo da Fecomércio PB revelou ainda quem são os que mais receberão presentes nesta data. Em primeiro lugar está os filhos, o que corresponde a 51,43%; em seguida, vêm os sobrinhos e os netos com 31,43 e 13,33%, respectivamente. O estudo identificou ainda que existe um percentual da população entrevistada (5,24%) que deseja presentear crianças carentes. Entre os que desejam dar presentes, o que corresponde a 70,07% dos entrevistados, os planos são de compra de um a dois brinquedos.

Para o Presidente da Fecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros, o número positivo se da pelo “aumento no nível de empregos formais, assim como aos saques extraordinários do FGTS dos trabalhadores, programados até dezembro, e ao Programa Auxílio Brasil, que alivia o orçamento familiar”, afirmou.

Itens mais refenciados

Entre os presentes mais citados pelos entrevistados da pesquisa estão os brinquedos, ocupando o primeiro lugar do pódio com 60,95%; em segundo lugar está o vestiário, que é responsável por 20,95%; na terceira posição se encontra os eletrônicos com 5,71%. Nessa última opção de presentes estão os smartphones e os tablets.

A pesquisa foi realizada no período de 23 a 30 de setembro de 2022 com 3041 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa.