logo paraiba total
logo paraiba total
Os produtores paraibanos Joaquim Dantas Vilar e Fransueide Queiroz de Medeiros foram premiados no Concurso Nordestino de Queijos e Derivados.

Queijos e manteiga da Paraíba são premiados pela qualidade

Eles são da Fazenda Carnaúba e da Casa do Cariri

20 de julho de 2022

Os produtores paraibanos Joaquim Dantas Vilar, da Fazenda Carnaúba, em Taperoá, e Fransueide Queiroz de Medeiros Torres, da Casa do Cariri, em João Pessoa, foram premiados no Concurso Nordestino de Queijos e Derivados, promovido durante o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), em Vitória da Conquista, na Bahia.

Dois queijos produzidos na Fazenda Carnaúba, o Serra do Pico e o Arupiara, ganharam a mais alta premiação do concurso, a Medalha Super Ouro. O queijo Serra do Pico é feito com leite das vacas guzerá e sindi e é curado por, no mínimo, 150 dias, possuindo um sabor bastante característico. Por sua vez, o queijo Arupiara é feito com leite de cabras nativas e sem condimentos. O produtor foi premiado, também, com as medalhas Prata (queijos Cariri e Dom Manelito) e Bronze (queijo Borborema alho e cebola).

Os produtos da Casa do Cariri premiados no concurso foram a manteiga da terra de leite de cabra, que recebeu a Medalha de Ouro, queijo de leite de cabra natural, Medalha de Prata,  e queijo de cabra defumado, que recebeu a Medalha de Bronze.

Os dois produtores participaram da caravana realizada pelo Sebrae PB. O analista técnico do Sebrae/PB, João Bosco da Silva, ressaltou que “a Paraíba se destacou bastante, com oito prêmios nesta edição. Essa é uma maneira de deixar o produto em evidência e o produtor pode usar a premiação em seu benefício”.

Os paraibanos premiados no concurso na Bahia