logo paraiba total
logo paraiba total
São João combina com vinho, sim!

Papo de Vinho, por Natália Gaion: Os países que lideram o mercado do vinho brasileiro

26 de maio de 2022

É papel do sommelier/sommelière estar atenta e atualizada sobre o mercado, manter um ritmo de estudos e praticar o serviço e a degustação sempre. Afinal, todos os dias chegam importadoras novas, produtos inéditos nas gôndolas e consumidores mais curiosos e com sede de novidades. Atenta a essa demanda (e também porque sou “nerd” para esse universo que tanto me inspira e estimula), eu estou sempre em busca de informações e conhecimento. Na coluna de hoje eu vou apresentar a você um pouco de como se desenhou o mercado do vinho nesse primeiro trimestre do ano e também vou revelar quem são os países que reinam no topo dessa lista.

Em relação ao ranking geral tivemos uma queda de 4,9% na importação de vinhos de janeiro a março de 2022, se comparado com o mesmo período do ano passado. Em volume chegamos a 3,3 milhões de caixas de vinhos desembarcando no Brasil.

E se você ficou decepcionado por essa queda, tenha calma, pois ela já era esperada. Esse “freio” na importação do vinho aconteceu, de certo modo, porque as importadoras já estavam bem abastecidas. No entanto, também vale salientar aqui, que essa queda não tem relação com o consumo. Esse dado marca apenas o que desembarcou no Brasil, ele não mede o que já foi consumido pelos brasileiros após sua chegada por aqui.

E eu imagino que você tenha curiosidade de saber quem são os países que lideram o mercado dos vinhos importados aqui no Brasil. Acertei? Então confere:

Vinhos:

O Chile engloba 40,3% do mercado e reina em primeiro lugar. A Argentina foi o país que mais cresceu no trimestre, mas segue em segundo lugar. Portugal ocupa o terceiro lugar, seguido de Itália e França. Na sequência vem: Espanha, Uruguai, África do Sul, Estados Unidos e Austrália.

Espumantes:

A Espanha é o país que mais exporta espumantes ao Brasil, com participação de 30,7% do mercado. Em segundo lugar está a Itália e em terceiro a França.

Todos esses dados eu obtive através da Ideal Consulting, empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado, especializado no segmento de bebidas e alimentos.

E aí, gostou de descobrir essas novidades? Então compartilha com aquele seu amigo que você sabe que irá gostar também.

Sobre Natália Gaion

Natural De São José dos Campos (SP), Natália Gaion foi criada em Porto Alegre (RS). Jornalista experiente, em 2017 se tornou sommelière profissional certificada pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS/RS) e Association de la Sommellerie Internationale (ASI). Há quase quatro anos, vive em João Pessoa. É educadora de vinhos e atualmente é sommèliere consultora da B&A Distribuidora. Na sua carreira acumula experiências em consultorias, capacitações e treinamentos. Natália também já conheceu um bocado de vinhedos e vinícolas pelo mundo. Seu Instagram é @somm.nataliagaion.