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Após uma série de altas nas vendas online no Nordeste, setor tem queda em abril

O faturamento do segmento, usando a mesma base de comparação, também variou negativamente: (-10,82%)

16 de maio de 2022

Já não é uma novidade que as compras realizadas pela internet vieram para ficar, mesmo com o varejo aberto. Apesar dos nordestinos terem se acostumado com essa prática, as vendas online tiveram queda (-7,90%) ao comparar os meses de abril e março. Continuando com esse período de comparação, o faturamento também caiu: (-10,82%). Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Seguindo os meses comparativos (abril e março), todas as regiões tiveram queda nas vendas por e-commerce. Os demais resultados foram: Norte (-6,72%); Sudeste (-8,31%); Centro-Oeste (-8,85%); e Sul (-10,02%).

“Historicamente, abril sempre foi um mês de quedas no comércio em geral, não apenas no e-commerce. Parte do motivo pelo qual é um período menos aquecida, é que os consumidores dispendem seus recursos com lazer, em razão dos feriados existentes nessa época”, afirma Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE da camara-e.net.

Vendas online no Nordeste

Ao comparar as vendas realizadas pela internet, nos meses de abril (2022 e 2021), neste caso, o resultado foi de alta de 10,73%. No acumulado no ano, segue em expansão: 19,50%.

Na composição regional, do acumulado no ano, o Nordeste foi a segunda colocada, sendo o Norte o destaque (28,03%). As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Centro-Oeste (14,19%); Sul (12,09%); e Sudeste (5,74%).

Faturamento do Nordeste

Na comparação entre abril deste ano com o mesmo mês de 2021, o faturamento do setor teve uma leve queda (-1,32%). Em contrapartida, no acumulado no ano segue em crescimento: 11,68%.

Seguindo no acumulado no ano, o Nordeste ficou na liderança. As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Sul (10,95%); Norte (10,50%); Centro-Oeste (6,67%); e Sudeste (3,33%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust | Movimento Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.