Papo para Somar, por Adriano Filgueira: Business Intelligence (BI)
2 de maio de 2022
Uma visão abrangente da empresa para tomar decisões assertivas. Sem dúvidas, esse é o que os empresários, independente do segmento, almejam: Business Intelligence (BI) que significa a combinação da análise empresarial, mineração, visualização, ferramentas/infraestrutura de dados e práticas recomendadas para ajudar as empresas a tomar decisões impulsionadas por dados.
Quando o empresário possui uma visão abrangente dos dados da sua organização e os usa para gerar mudanças positivas, eliminar a ineficiência e se adaptar rapidamente às mudanças no mercado ou na cadeia de fornecimento, afirmamos que na prática ele tem um BI.
É importante dizer que essa é uma definição bastante moderna de BI, e “business intelligence” é um termo popular que vem sendo usado há muito tempo. O Business Intelligence tradicional (escrito assim com letras maiúsculas) surgiu originalmente na década de 1960 como um sistema para compartilhar informações nas organizações. Atualmente, as soluções de BI modernas priorizam a análise de autoatendimento flexível, dados governados em plataformas confiáveis, a autonomia dos usuários comerciais e o acesso rápido à informação.
Nos últimos anos, o business intelligence evoluiu e passou a incluir mais processos e atividades para melhorar o desempenho. Esses processos incluem: Mineração de dados, Geração de relatórios, Benchmarking e métricas de desempenho, Análise descritiva, Consultas, Análise estatística, Visualização de dados, Análise visual e a Preparação de dados.
Os clientes Adriano Filgueira Contabilidade e Consultoria terão em breve acesso ao BI que está em fase de conclusão, e o mesmo será um divisor de águas na gestão das empresas, com análises imediatas para possibilitar o planejamento e a tomada de decisões.
É importante salientar que o business intelligence por apresentar dados atuais e históricos no contexto dos negócios, oferece benchmarks de desempenho e concorrência a fim de ajudar a organização a operar de forma mais eficiente, identificando tendências de mercado, possibilidade de aumento de vendas e consequentemente ampliar os lucros.
Sobre Adriano Filgueira
Executivo da área contábil e de gestão estratégica, CEO da Adriano Filgueira Contabilidade e Consultoria. Pós graduado em contabilidade decisorial e tem vasta experiência em contabilidade gerencial e tributária. É especialista nos segmentos da Construção Civil, Saúde e Telecomunicação. É consultor nas áreas de Centros de Serviços Compartilhados e Governança Corporativa. Seu Instagram é @adrianofilgue.