
Dia Nacional do Livro: Saiba como baixar obras de graça em sites e lojas
Setor livreiro precisou se adaptar e oferecer opções online durante a pandemia. Segundo pesquisa, venda digital registrou crescimento de 84% no faturamento das editoras
29 de outubro de 2021
Dia Nacional do Livro: Saiba como baixar obras de graça em sites e lojas. O consumo de livros virtuais tem crescido cada vez mais devido à pandemia de Covid-19 e ao isolamento social. Só para ilustrar, livrarias físicas fecharam as portas e passaram a vender livros apenas onlin. Em outros, muitos sites estão apostando na disponibilização gratuita de exemplares.
Segundo dados de uma pesquisa da Nielsen Book em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), as livrarias exclusivamente virtuais tiveram um crescimento de 84% na participação no faturamento das editoras, de tal forma que foram responsáveis por movimentar R$ 923,4 milhões em 2020.
Já as livrarias físicas tiveram a participação reduzida em 32%, no comparativo com 2019, no país.
Só para exemplificar, “o livro digital ele tem cada vez mais uma lógica de preço diferenciada, se você pega o volume de títulos, o crescimento foi muito maior, de 80% em relação a 2020 para 2019. Com uma redução do preço médio expressiva”, destaca o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Marcos da Veiga Pereira.
O mercado digital representa 6% de todo o faturamento das editoras do Brasil. O ramo tem atraído novos autores e investidores. Eduardo Melo é diretor da editora Simplíssimos Livros, que tem como proposta não cobrar para publicar uma obra, além disso o autor ainda pode escolher se quer vender ou disponibilizar o download gratuito.
“Um livro digital com bom faturamento assim, ele vende na casa de centenas por semana, ele tem uma boa venda. O livro de graça, que o escritor quer apenas que a pessoa leia o livro dele, consegue assim, nos melhores casos milhares de downloads por mês sempre, 3, 4 mil por mês e é bastante leitor”, conta.
Para a escritora Martha Medeiros, o importante é que as pessoas leiam. “Acho interessante que isso esteja acontecendo. Acho que isso também foi muito impulsionado pela pandemia, as pessoas não conseguiram ir a livraria, adotaram novos hábitos, e acho interessante, o importante é que as pessoas leiam, e acho que é inevitável que a tecnologia cresça, as crianças hoje quase não conhecem mais o livro físico, já estão tão acostumadas a interagir com todos o objetos assim que acho que o livro físico vai acabar se tornando objeto de culto, daqueles adoradores realmente do livro com a gente sempre conheceu”, diz.
Dia Nacional do Livro: Veja opções para download gratuito de livros
- Domínio Público: No site é possível ter acesso a livros, teses e dissertações, pesquisas e conteúdos acadêmicos
- UFRGS: A Universidade disponibiliza gratuitamente títulos publicados pela editora própria
- Amazon: A loja disponibiliza e-books gratuitos para download
- Machado de Assis: No site do Ministério da Educação exclusivo para as obras de Machado de Assis é possível fazer o download em PDF de diversas obras do autor.
- E-books Brasil: O site oferece obras e links para acesso a livros
- Projeto Gutenberg: O projeto dispõe de livros em mais de 40 idiomas que podem ser baixadas não apenas no computador como também pelo celular
- Biblioteca Digital de Obras Raras: Documentos, coleções e jornais para download
- Instituto Estadual do Livro: Obras e acervos de autores gaúchos