logo paraiba total
logo paraiba total

Coca-Cola anuncia Solar, a junção de engarrafadoras que terá operações na Paraíba

Levantamento aponta que 83% das maiores organizações do país dispõem de setor específico para a área

10 de julho de 2013

A Solar, segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola Brasil e uma das 15 maiores do mundo, inicia suas operações este mês. A empresa nasce da integração entre as fabricantes Guararapes, Norsa e Renosa, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e será responsável pela operação em 12 estados – inclusive a Paraíba. 

A nova empresa inclui toda a Região Nordeste, além de Mato Grosso e partes de Tocantins e Goiás, uma área de 2,8 milhões de metros quadrados. O público consumidor chega a 70 milhões de pessoas (o equivalente a quase duas vezes a população do Estado de São Paulo).

As três engarrafadoras trabalharam durante os últimos seis meses na definição da estrutura e planejamento da nova empresa,  que possui 15 mil funcionários, distribuídos em 13 fábricas e 34 centros de distribuição. A empresa produz mais de 2 bilhões de litros de bebida/ano para atender a 300 mil pontos de venda, o que gera uma receita anual bruta de cerca de R$ 5 bilhões. Composta por quatro regiões operacionais, a Solar terá sua sede em Fortaleza (CE).

As regionais serão Norte, englobando os estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Tocantins, com sede também em Fortaleza (CE); Sul, com sede em Salvador (BA), atuando na Bahia e Sergipe; Leste, composta por Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, com sede em Jaboatão dos Guararapes (PE); e Centro-Oeste, reunindo Mato Grosso e Goiás, com sede em Cuiabá (MT). Com essa configuração, a Solar pretende garantir uma abordagem regionalizada, atuando com a flexibilidade necessária para o negócio, ao respeitar as características de cada mercado, e disseminando as melhores práticas dentro do grupo.

O presidente da Solar será Marcelo Izzo, executivo de 44 anos que desenvolveu sua carreira profissional no segmento de alimentos e fumo, com atuação na Kraft Foods Brasil e na British American Tobacco. Nos últimos sete anos, trabalhou na Colômbia, Polônia e Espanha. Formado em Comunicação Social, o executivo tem pós-graduação em marketing e MBA.