
Mulheres Transformando o Futuro: seminário celebra pioneirismo feminino na Paraíba
Entre as mulheres homenageadas do evento, esteve a editora do Paraíba Total, jornalista Andreia Barros
18 de junho de 2025
Em um clima de inspiração, reconhecimento e esperança, a Associação Paraibana de Engenheiras, Agrônomas e Geocientistas (APEAG), com patrocínio da Mútua e o apoio de diversas entidades, abriu na manhã dessa segunda-feira (17), em Cabedelo, a primeira etapa do Seminário Mulheres Transformando o Futuro. O evento, que tem programação de três etapas, seguiu nesta tarde com uma Sessão Solene Especial Conjunta entre a Assembleia Legislativa da Paraíba e a Câmara Municipal de João Pessoa, e a terceira etapa está prevista para amanhã em Guarabira, no Instituto Federal de Tecnologia da Paraíba (IFPB). Entre as mulheres homenageadas do evento, esteve a editora do Paraíba Total, jornalista Andreia Barros.
A iniciativa não apenas reforça a luta por equidade de gênero e o combate à violência contra a mulher, mas também celebra antecipadamente o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, comemorado em 23 de junho.
Uma homenagem à força e pioneirismo feminino
O seminário traz uma série de homenagens a mulheres que foram pioneiras nas engenharias, agronomia e geociências, além da concessão das Láureas Amigo(a) da APEAG. O diálogo ainda aborda temas essenciais como empoderamento, boas práticas no combate à violência contra a mulher e uma mesa redonda com mulheres que lideram importantes instituições universitárias.
Cidadão Pessoense: Joel Krüger
Durante a Sessão Solene realizada à tarde, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley, um dos idealizadores da sessão conjunta com a Assembleia Legislativa, concedeu o título de cidadão pessoense a Joel Krüger, presidente da Mútua e grande incentivador das mulheres na engenharia.
Sobre a honraria, Joel Krüger declarou estar muito feliz e emocionado. “Embora nascido no Paraná, já tenho cidadania paraibana por ter contribuído para o fortalecimento da engenharia, agronomia e geociências no estado e, agora, muito honrado, recebo o título de cidadão pessoense. João Pessoa é uma cidade belíssima, cheia de estrutura e desenvolvimento, e é uma honra poder colaborar para sua evolução através da Mútua.”
Ele ainda ressaltou o compromisso da Mútua com a diversidade: “Temos o programa Mútua Diversidade, cujo um dos pilares é a valorização da mulher, além dos pilares da inclusão das Pessoas com Deficiência, a diversidade sexual e o etarismo. Trabalhamos essa pauta das mulheres há muito tempo, desde o Crea-PR e o Confea, até atualmente na Mútua. É fundamental que a mulher seja valorizada, ocupe seu espaço e seja cuidada.”
O presidente da Câmara, Dinho Dowsley, elogiou Joel Krüger. “Hoje entregamos o título de cidadão pessoense a um homem empreendedor, líder na engenharia nacional, que tem desenvolvido um trabalho incansável na valorização dos profissionais, instalando infraestrutura e promovendo capacitação. Ele é um exemplo de boas práticas e ideias.”
Vozes que inspiram e transformam
O deputado estadual e engenheiro civil, Félix Araújo, presidiu a Sessão e destacou a importância da data comemorada dia 23 de junho. “Um pleito de reconhecimento deste Poder às engenheiras, sejam do setor público ou do setor privado, têm papel fundamental no desenvolvimento desse país. Me sinto profundamente honrado em presidir esta sessão”, disse o parlamentar.
A presidente da Apeag, engenheira Carmem Eleonora, fez uma poderosa reflexão sobre a representatividade feminina na engenharia. “Apenas 19% dos profissionais no Sistema Confea/Crea e na Mútua são mulheres. Nós, das associações e da FAMEAG, temos desbravado o país fazendo denúncias e conquistando avanços importantes para as profissionais. Sinto-me muito honrada e orgulhosa como uma mulher de 45 anos de carreira que já esteve presente até na Constituinte, num momento em que poucas mulheres tinham voz. É graças ao trabalho do Joel Krüger que essa pauta ganhou força, e acredito que os homens devam ser sempre incentivadores das mulheres, porque elas devem estar onde quiserem.”
A presidente da Federação de Associações de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências (FAMEAG), Poliana Krüger destacou o significado da data e a luta constante. “Estamos deixando nossas famílias para atuar nas nossas profissões e batalhamos pelo desenvolvimento do país. O Dia das Mulheres na Engenharia foi oficializado em 2014, mas a luta é muito maior e antiga. Pedimos respeito em todos os espaços.”
A secretária de Estado da Mulher e da Pessoa Humana, Lídia Moura, fez um convite à soma de forças. “As mulheres na engenharia têm ajudado a pavimentar o caminho da equidade, mas precisamos que os homens somem nessa luta. Parabéns a todas pela competência, que às vezes é difícil descrever em palavras.”
Ainda prestigiaram a solenidade: os diretores regionais da Mútua-PB, Paulo Laércio, Orlando Gomes e Virgínia Barroca; Maria Madalena Abrantes, defensora pública; o ex-governador da Paraíba e secretário chefe de governo, Roberto Paulino; o deputado e assessor da Mútua, Raniery Paulino; Janny Milanês, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção PB; e Simone Guimarães, vice-presidente do Crea-PB.
Em Cabedelo, educação e empoderamento
Na manhã em Cabedelo, no momento de abertura, Joel Krüger falou com entusiasmo sobre o programa Mútua Diversidade e o importante papel das mulheres: “É uma ação muito bacana de acolhimento que temos com as mulheres. O Dia Internacional da Mulher na Engenharia começou a ser comemorado em 2014 no Reino Unido, e graças aos nossos esforços tivemos essa data oficializada no calendário do Sistema Confea/Crea e Mútua. Além disso, a Mútua oferece programas e benefícios para apoiá-las, como o Empreender Mulher que disponibiliza recursos para as profissionais associadas abrirem seus negócios.”
A presidente da Apeag, Carmem Eleonora, discutiu o tema empoderamento de meninas e mulheres, ressaltando iniciativas locais: “Aqui em Cabedelo, a Prefeitura, a Academia de Mulheres e a Academia Infanto Juvenil têm feito um trabalho brilhante para fortalecer meninas e mulheres. Queremos ampliar isso para toda a Paraíba, mostrando para os meninos e meninas que o lugar da mulher é onde ela quiser estar. Quando meninos e meninas estão juntos, somos ainda mais fortes.”
A representante do governo municipal e do prefeito da cidade, André Coutinho, Tânia Castelhano, presidente da Academia de Mulheres e a Academia Infanto Juvenil falou sobre a relevância da educação neste processo: “Nossa base é a educação, e temos implementado projetos para combater o bullying. Só com educação faremos a diferença para o futuro.”
O deputado Raniery Paulino, que também participou do evento, ressaltou a visão e o trabalho do presidente da Mútua, especialmente para o interior do estado: “O presidente Joel sempre teve essa visão desde o CREA-PR, passando pelo Confea, até hoje na Mútua, trazendo integração e investimento, como por exemplo para a inspetoria de Guarabira, minha cidade natal.”
Próxima etapa e expectativas
O Seminário é encerrado na quarta-feira (18/06) em Guarabira, no IFPB, com homenagens e uma mesa redonda com mulheres líderes em universidades.
Este evento simboliza uma conquista importantíssima da presença, respeito e valorização da mulher em profissões historicamente masculinas e reforça a crença de que juntas, mulheres e homens, podem transformar um futuro mais justo, igualitário e promissor.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Mútua com redação Paraiba total