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Foto: Banco de Imagens

Economia Criativa: protagonismo e sustentabilidade são pilares para o futuro do turismo na Paraíba

Regina Amorim analisa como protagonismo e sustentabilidade estão moldando o futuro do turismo na PB, com foco em inclusão e desenvolvimento regional

18 de junho de 2025

Ser líder não é somente papel de quem assume um cargo de gestor. É também dos especialistas contratados, que precisam compreender o quanto é importante ter um propósito, enxergar a oportunidade de crescimento profissional e fazer a melhor entrega possível.

As consequências são desastrosas para aquele profissional que está no mercado, trabalhando de maneira desorientada, como se esse esforço fosse gerar os melhores resultados. Quando esse profissional não entende qual é o seu propósito, ele vai abraçar o mundo, sem direção, sendo vítima do destino que criou para si. Assim esse profissional só tem um caminho: culpar os outros por tudo que lhe acontece.

Ser protagonista do seu próprio destino é ter autoconhecimento e disciplina para agir e mudar hábitos estabelecidos, durante a sua trajetória de vida. Todas as pessoas que construíram algo relevante, tinham um propósito e uma visão, além de objetivos a serem alcançados na vida pessoal e profissional.

O resultado de uma gestão é a formação de uma equipe, entusiasmada, criativa, colaborativa e ética, que o gestor precisa desenvolver com leveza e proporcionando os resultados desejados para as empresas de um território.

Essa contextualização me leva a destacar o atual exemplo da EMBRATUR, do Sistema SEBRAE, do MTUR e dos governos estaduais e municipais, que estão atuando com protagonismo e propósito, parceria e colaboração, para abraçar o futuro do turismo com criatividade, inovação, sustentabilidade, diversidade, inclusão, empreendedorismo e ancestralidade.

Para quem trabalha com turismo, a sustentabilidade é um desafio diário, tendo à frente a crise climática global. É preciso traçar estratégias possíveis e viáveis para combater as mudanças climáticas, com uma agenda que atenda às empresas de todos os tamanhos. Para isso acontecer é essencial a parceria de organizações que possam ajudar a fomentar essa estratégia nos territórios.

Espera-se que as políticas públicas sejam implementadas de maneira ecossistêmica e não somente em uma ou outra empresa. Quando as empresas passam a perceber o valor que elas podem ter com esse diferencial na sua marca, que ela pode melhorar a experiência do turista e do cliente, com a implementação de ações de sustentabilidade, descarbonização e gestão climática, fica tudo mais fácil de ser implementado.

Muitas vezes a conjuntura política que envolve as questões ambientais, não acontecem com a rapidez que deveria ter, por falta de consciência ecológica. Investir na consciência das comunidades e dos visitantes é contribuir para a natureza preservada. Os parques estaduais e nacionais precisam ser vivenciados e visitados, conforme a sua capacidade de carga, para evitar impactos nos rios, na fauna e na flora. Qual é o valor da natureza? Este é o grande desafio para as pessoas que tomam decisões.

Os espaços protegidos e as comunidades do entorno, precisam ser considerados e reconhecidos. São comunidades guardiãs do patrimônio natural, que merecem ganhar com o turismo sustentável e responsável. Porque o futuro do turismo é inclusivo e empreendedor.

A atuação do SEBRAE – PB em parceria com o governo do estado, no desenvolvimento do turismo, em território paraibano, visa promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico por toda a Paraíba, com diversificação da oferta turística e a comercialização de novos destinos e experiências turísticas, mas também com a qualificação dos empreendedores desses destinos.

Expedia Group (2024) mostra que o tempo médio que se passa navegando nas redes sociais, em busca de inspiração para viajar é de 176 horas. As redes sociais dominam a forma como descobrimos novos destinos. Representa uma mudança radical nos hábitos de quem viaja e redefine o turismo como conhecemos. Por isso, devemos ter clareza do passado e do presente para desenhar o futuro e superar os desafios mais urgentes do século 21.

Há mais possibilidades e caminhos do que se possa imaginar, mas somente agindo em parceria, usando a colaboração, podemos encontrar maneiras incríveis de passar pela adversidade e construir a história para o futuro do turismo.

Regina Amorim

Foto: Linkedin

Sobre Regina Amorim

É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.

Fonte: Regina Amorim