
Atenção com os pets deve ser redobrada durante as festas juninas
Locais seguros, som ambiente e acompanhamento veterinário são medidas essenciais para proteger os animais de estimação no São João
6 de junho de 2025
Com a chegada das festas juninas, é comum o uso de fogos de artifício e outros explosivos que fazem parte da tradição. No entanto, isso pode ser extremamente estressante e perigoso para os animais de estimação.
Gil Furtado, médico veterinário e docente do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU João Pessoa, ressalta a importância dos tutores terem cuidados com seus pets durante essas comemorações. “Os animais não entendem o que está acontecendo, sentem medo e podem entrar em estado de desespero, causando acidentes, como fugas, atropelamentos, quedas e crises convulsivas, em casos mais graves”, explica o professor.
O veterinário orienta que, nos dias de maior queima de fogos, os tutores busquem manter os animais em ambientes seguros, fechados e com pouca exposição a sons externos. De acordo com o profissional, “é importante deixar o pet em um local onde ele se sinta confortável, com acesso à água e brinquedos”, recomenda.
De acordo com o professor, o acompanhamento profissional é fundamental para evitar a automedicação, que pode colocar a saúde do pet em risco. “Durante as festas juninas, precisamos pensar também no bem-estar dos nossos companheiros de quatro patas”, conclui.
Fonte: Assessoria