logo paraiba total
logo paraiba total
franquias
Foto: Banco de Imagens

Franquias aquecem os negócios com oportunidades para o outono e inverno 

Com produtos sazonais e campanhas temáticas, redes de franquias impulsionam vendas e fortalecem conexão com consumidores nas estações mais frias

14 de maio de 2025

As temperaturas começam a cair, mas o mercado de franquias segue em alta – especialmente nas estações mais frias do ano. Com a chegada do outono e a aproximação do inverno, diversas marcas franqueadas aproveitam para lançar produtos sazonais, ampliar o portfólio e atrair novos consumidores, criando oportunidades que movimentam a economia.
O mercado de franquias brasileiro apresentou em 2024 um desempenho expressivo, com crescimento nominal de 13,5% no faturamento, totalizando R$ 273 bilhões — superando a projeção inicial de 10%, segundo relatório da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Esse avanço foi impulsionado por fatores macroeconômicos como a recuperação do consumo, redução do desemprego, aumento da massa salarial e elevação do PIB para cerca de 3,49%.

Segmentos como Alimentação, Moda, Saúde e Beleza, Casa e Construção se destacam nesse período de outono e inverno. As estratégias sazonais não apenas elevam as vendas, mas também aproximam as marcas dos consumidores por meio de experiências personalizadas e campanhas temáticas. Podemos citar algumas redes de alimentação que investem em pratos, produtos e bebidas para serem apreciados durante os dias mais frios. Em Moda, muitas marcas investem em calçados e roupas mais aconchegantes e até na área de saúde, redes sugerem procedimentos mais eficazes durante o período.
Mais do que uma resposta ao clima, as franquias mostram como a adaptação às estações pode ser um motor de crescimento, inovação e conexão com o público. Para quem pensa em aproveitar, este é um excelente momento para conhecer o que algumas marcas estão oferecendo:

5àsec 

Especialista no tratamento de roupas e produtos têxtis, a 5àsec conta com diversos serviços que são ideais para limpeza e conservação de peças usadas nas estações mais frias do ano, como o outono e o inverno. Estes itens são armazenados durante o verão e precisam de uma atenção especial no momento da lavagem para que seja realizada de maneira correta, prolongando a vida útil das peças. Alinhada à mudança de temperatura, a rede conta com serviços de higienização especializada de peças mais robustas como casacos, mantas, edredons e tapetes. O serviço de impermeabilização também é uma excelente pedida para a temporada de chuvas, preservando os tecidos da água e diminuindo a umidade. Os serviços podem ser contratados via e-commerce, delivery, armários digitais ou nos mais de 580 pontos de venda da 5àsec em todo território nacional.

Água Doce Sabores do Brasil

A Água Doce Sabores do Brasil conta com um amplo serviço de coquetelaria, que contempla diversos drinques com ou sem álcool para serem apreciados durante os dias mais frios. A rede também oferece um cardápio assinado pelo chef e apresentador, Edu Guedes, com pratos quentes e petiscos com ingredientes típicos da estação, como o Escondidinho de carne de sol com purê de mandioquinha e os tradicionais caldos da rede. As delícias podem ser saboreadas nos mais de 80 restaurantes em seis estados brasileiros.

Café Cultura 

Os dias mais frios oferecem um bom convite para um chocolate quente ou uma xícara de café. E tanto melhor se for de um café especial – seja coado, ou na prensa francesa. Esta é a proposta do Café Cultura. Além do ambiente aconchegante, que dá vontade de ir e ficar, um dos seus trunfos é o cardápio variado. E haja variação nisso: as bebidas quentes vão do simples Espresso ao diferente Hot Salted Caramel, sem esquecer do Matcha. Os acompanhamentos e as comidinhas são reconfortantes e, o que é melhor, agradam aos mais diversos gostos e paladares. São sanduíches, brownies, tortas, bolos e omeletes. Para outros tipos de fome tem até mac’n cheese. A rede nascida em Florianópolis conta com cerca de 50 operações localizadas nos estados do sul do Brasil, além das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Piracicaba, Campinas e a capital paulista.

Calçados Bibi

Referência no setor calçadista infantil, a Calçados Bibi apresenta diferentes coleções inspiradas nas estações do ano. Para a temporada de frio, a marca conta com modelos de botas e abotinados que aliam conforto térmico, palmilhas com tecnologia Fisioflex e design funcional, pensados especialmente para acompanhar a rotina das crianças durante os dias mais gelados. Além disso, alguns modelos contam com a exclusiva tecnologia DROP, que repele água, garantindo pezinhos secos e protegidos. Vale ressaltar que este tipo de tecido é respirável, pois as moléculas do suor são menores que as de água, deixando o suor sair, permitindo a transpiração. Os produtos estão nas mais de 125 lojas da marca em todo o Brasil, no e-commerce Bibi e no aplicativo exclusivo de vendas.

Divino Fogão

Com mais de 220 restaurantes, o Divino Fogão é referência nas praças de alimentação de shopping centers. A rede é conhecida por servir pratos inspirados na culinária da fazenda. Por meio do sistema de buffet, a marca se destaca pelo cardápio variado, com cerca de 32 pratos quentes e 15 opções de saladas diariamente, além de diversas carnes, frangos, peixes grelhados e sobremesas. Com opções para todos os gostos e paladares, durante o Outono e o Inverno, o Divino Fogão passa a ser destino para quem busca por diversidade no almoço e pratos a lá carte ou petisco nas demais refeições do dia.

iGUi

Durante o outono e o inverno, os proprietários de piscinas devem estar atentos a alguns cuidados essenciais para preservar a área de lazer. De acordo com a química Patrícia Putre, especialista do departamento químico da iGUi – maior fabricante e comercializadora de piscinas pré-fabricadas do mundo – o tratamento da água deve ser mantido normalmente nesses períodos, mesmo que o uso seja menos frequente. Para evitar a proliferação de bactérias, algas e focos de dengue, é fundamental manter o residual de cloro ou utilizar o Solo, desinfetante orgânico da TRATABEM – outra marca da iGUi – que combate microrganismos causadores de doenças. Com temperaturas mais frias, a aplicação desses produtos pode ser mais espaçada, mas é importante evitar o acúmulo de sujeira, pois o contato da água contaminada com o acabamento da piscina pode causar manchas. Além disso, a filtragem diária deve ser realizada conforme o tempo recomendado, considerando o volume da piscina e a vazão do motor. Embora não seja obrigatória, a capa protetora é uma grande aliada na economia de produtos e no tratamento físico da piscina.

Milon

Pertencente ao Grupo Kyly, maior empresa de vestuário infantil, a Milon conta com um amplo portfólio de produtos para recém-nascidos e para crianças que vestem até o tamanho 14. Com coleções inspiradas no estilo europeu, as peças da marca contam com design clássico, atemporal e que valorizam a elegância e o conforto no público infantil. A empresa lança anualmente linhas baseadas nas tendências do Outono e Inverno, que trazem casacos, jaquetas e opções mais aconchegantes. São peças atemporais e com influência europeia, oferecendo um mix completo de roupas para diferentes ocasiões, desde itens casuais, até os mais festivos. Os modelos mais quentinhos podem ser encontrados nas 118 lojas da rede em diferentes regiões do Brasil, além do e-commerce oficial

Mr. Cheney

O Mr. Cheney é a primeira cookie store do Brasil, fundada em 2005, e hoje conta com mais de 70 unidades em todo o país. Reconhecida por seus cookies fresquinhos, assados a cada 20 minutos, a rede ampliou seu cardápio com opções perfeitas para o inverno, como cafés, panquecas americanas, sanduíches, cinnamon rolls, omeletes, além de salgados como coxinhas, quibes e bolinhos de queijo. Pensando em atender diferentes horários e aumentar o faturamento dos franqueados, a marca também oferece sobremesas com sorvete, frappés e milk-shakes. Com previsão de alcançar 130 lojas e faturar R$ 78 milhões em 2025, o Mr. Cheney aposta na variedade para atrair novos clientes, elevar o ticket médio e aquecer ainda mais suas vendas em épocas frias, oferecendo conforto e sabor em ambientes acolhedores. O conceito “Fresh Baked”, cookies assados na hora e o aroma irresistível completam a experiência que faz da rede uma ótima oportunidade de franquia para investir neste inverno. Para ingressar na rede, o investimento inicial é a partir de R$ 270 mil com faturamento de R$80 mil.

Peça Rara Brechó 

Com a chegada das estações mais frias, é tempo de renovar o armário, guardando as peças mais leves e tirando os casacos, jaquetas, cachecóis, chapéus, botas, entre outros itens que demandam as temperaturas mais baixas. Mas porque usar aquele mesmo casaco de três, quatro anos atrás? O consumidor pode ir às lojas do Peça Rara Brechó, vender as peças que estão em bom estado de conservação e adquirir novas peças. Assim, a energia se renova junto com novos looks exclusivos para esse período. Uma das principais marcas do segmento de moda circular do país, com 18 de atividade, dá vida nova e ressignifica itens de segunda mão, conta com mais de 130 lojas espalhadas pelo país.

Royal Face

Durante o outono e o inverno, a pele tende a ficar mais ressecada e sensível devido à queda da umidade e às temperaturas mais baixas, o que torna essas estações ideais para a realização de procedimentos estéticos mais profundos e eficazes. A Royal Face, maior rede de estética facial e corporal do Brasil, com mais de 270 unidades em operação, destaca que entre os procedimentos mais recomendados estão os tratamentos com ativos para renovação da pele, como o peeling, que melhora manchas, linhas finas e textura. Mesoterapia e skinboosters também são indicados para preparar e tratar a pele para as temperaturas mais baixas. Procedimentos como a aplicação de bioestimuladores e ácido hialurônico ajudam a restaurar o viço e a firmeza da pele, oferecendo resultados mais duradouros e seguros quando realizados em clima ameno.

Fonte: Assessoria