logo paraiba total
logo paraiba total
violência contra a mulher
Foto: Divulgação

Dados alarmantes reforçam a urgência do combate à violência contra a mulher

UNINASSAU João Pessoa inicia ação de conscientização ao combate à violência contra a mulher

21 de março de 2025

A violência de gênero segue sendo um dos maiores desafios sociais, entre 2015 e 2024, os casos de feminicídio apresentaram um crescimento significativo, especialmente a partir de 2016. Um levantamento realizado pelo Núcleo de Dados da Rede Paraíba de Comunicação revela um panorama ainda segue preocupante no estado, já que no período de dez anos, 297 mulheres foram vítimas desse crime na Paraíba.

Para a professora de Serviço Social do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, Katarina Calado, o feminicídio não pode ser analisado isoladamente, pois reflete uma cultura de desigualdade e opressão histórica contra as mulheres. “O enfrentamento dessa realidade exige um compromisso coletivo, que passa pela conscientização da sociedade, pelo fortalecimento de redes de apoio às vítimas e pela implementação de políticas públicas eficazes”, ressalta a especialista.

Diante desse cenário, o UNINASSAU João Pessoa inicia a partir de 2025 a ação Cadeira Vazia, que consiste na disposição de cadeiras vermelhas vazias em locais públicos, simbolizando mulheres que perderam suas vidas para a violência de gênero. O objetivo é dar visibilidade às vítimas e reforçar a urgência de políticas públicas que garantam a segurança e os direitos das mulheres.

O enfrentamento ao feminicídio demanda um esforço coletivo, envolvendo o fortalecimento político de proteção, ampliar canais de denúncia e promover educação para a equidade de gênero são medidas fundamentais para mudar essa realidade e preservar vidas.

Fonte: Assessoria