
Empreendedora paraibana lança marca de cuidados com os lábios inspirada no feedback da sua comunidade digital
Influenciadora Bianca Araújo usa sua experiência nas redes sociais para criar a Glow B, uma marca focada em hidratantes labiais e outros produtos de beleza.
25 de fevereiro de 2025
Se até 15 anos atrás alguém dissesse que pessoas criariam negócios a partir da postagens de vídeos de análise de produtos nas redes sociais haveria, certamente, uma grande fatia de usuários que diriam que isso não seria capaz. Falar que estas pessoas aproveitariam o alcance e o engajamento para lançar um produto direcionado para a sua comunidade? Nem pensar. Contudo, a realidade muda e hoje em dia, facilmente, se encontra no mercado produtos e serviços que surgiram a partir das escolhas e preferências de um público fiel incentivada por algum ou alguma Influenciador e/ou Influenciadora Digital: Camila Coutinho com a GE Beauty; Bruna Tavares com a Linha Bruna Tavares; Nathália Arcuri com o Me Poupe!; Bianca Andrade com a Boca Rosa Beauty e tantos outros exemplos que poderiam ser trazidos para este texto.
Segundo Alfredo Albuquerque, Relações-Públicas e Pesquisador do tema humanização de marca, os influenciadores digitais são “pessoas que nutrem uma comunidade nas redes sociais com informações e análises de um determinado nicho, e influenciam na decisão e jornada de compra dos seus seguidores.” Entretanto, afirma ainda o pesquisador, que essa associação de famosos, artistas e pessoas com notoriedade reconhecida a produtos e serviços para fins de persuasão não é algo novo: “esse artifício remonta os anos 50 com a utilização de Marilyn Monroe na promoção da fragrância Chanel nº 5 pela marca francesa Chanel.” Mas, atualmente, os negócios são feitos a partir da opinião dessas pessoas e não somente da associação de imagens, além de se ter uma concorrência mais acirrada em detrimento das possibilidades facilitadas de chegar às vitrines digitais, Alfredo reitera.
As oportunidades de empreender nas redes sociais são típicas dessa geração, e parte do hábito de consumo e costume de compras do brasileiro após o advento da internet: o país é um dos líderes mundiais em consumo na rede mundial de computadores. Segundo o Relatório Digital 2024: 5 Billion Social Media Users, publicado em parceria entre We Are Social e Meltwater, o Brasil é o segundo país em que os usuários passam mais tempo on-line, com média de 9h13, atrás apenas da África do Sul com 9h24. Já no que concerne ao hábito de compra, a nova pesquisa da Sprout Social, “The 2024 Influencer Marketing Report”, quase metade dos consumidores (49%) faz compras diárias, semanais ou mensais motivados por influenciadores.
A compreensão deste cenário e análise do mercado – que constatou a escassez de determinados produtos – fizeram com que Bianca Araújo, Influenciadora Digital, nutricionista e empresária, lançasse a sua própria marca de cuidados com os lábios, a Glow B. Ela trabalha com internet desde 2018, e iniciou a sua jornada fazendo reviews dos produtos da sua loja de produtos de beleza. A família dela empreende no segmento farmacêutico há mais de 20 anos, e isso deu a Bianca o repertório necessário para o lançamento da sua própria empresa. Somando quase 10 mil seguidores nas redes sociais, e tendo trabalhado com marcas como Wella e Truss, gigantes do cuidado com os cabelos, a empresária viu os resultados e retornos positivos do seu conteúdo, e isso a fez produzir outros materiais relacionados ao seu nicho: mais análises dos produtos, tutoriais de maquiagem e saúde da pele. Além disso, ela compreendeu e ouviu de perto as necessidades do segmento de hidratante labial, o produto escolhido para o lançamento da Glow B.
O mercado da época era escasso de variedade de hidratantes labiais – ano era 2023, e a Carmed lançava o seu próprio produto para cuidado com os lábios – e Bianca decidiu que deveria criar a sua própria marca com um produto semelhante. Segundo ela, após as pesquisas, entendeu que faltava variedade no mercado para dar aos usuários o poder de escolha sobre os produtos do segmento: “a Carmed inaugurou essa categoria de consumo, mas já havia outros no mercado com promessas semelhantes como o da Nívea, mas ainda assim era um nicho de variedade incipiente na época.”
Alfredo Albuquerque, Relações-Públicas, diz que o lançamento de um produto por um influenciador demonstra a consciência da necessidade do segmento e dos desejos da comunidade. Segundo ele “se um influenciador ou uma influenciadora coloca um produto no mercado após uma jornada de análise de produtos da concorrência, ele entendeu o que era necessário para um produto ser considerado bom para si – que também é usuário – e bom para o seu público.”
Por fim, Bianca Araújo afirma que a marca não se limitará aos hidratantes para os lábios. Perguntada sobre o futuro da Glow B, a empresária afirma: “o hidratante labial foi o produto escolhido para o lançamento porque é algo de fácil aceitação e de usabilidade difundida na comunidade. Contudo há outros produtos sendo desenvolvidos e que trarão a mesma qualidade encontrada nos hidratantes.”
Fonte: Assessoria