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Foto: divulgação

Empreendedores agregam serviços em negócios voltados à hospedagem de pets

Sebrae orienta empreendedores a investir no bem-estar animal e diferenciar atendimentos para se destacar no mercado

24 de janeiro de 2025

Os tutores de pets querem sempre o melhor para os seus bichinhos, considerados membros da família. Ao pesquisarem serviços para os seus animais, a escolha de locais que priorizam o bem-estar animal está no topo da lista. A Paraíba conta com 500 empresas ativas no segmento pet e entre elas estão as que prestam serviços para alojamento de animais domésticos, os hotéis e creches, que somam 58 pequenos negócios, de acordo com dados do Sebrae/PB.
Para quem quer empreender nesse tipo de negócio, focado no acolhimento de cães e gatos, o mercado tem oportunidades. Contudo, é necessário investir na qualificação da equipe de atendimento e preparar os espaços para acolher os animais com conforto e segurança.
O analista técnico do Sebrae/PB, Lhano Osawa, lembra que o ambiente para hospedar os pets deve ser bem estruturado de forma que os tutores se sintam confiantes em deixar o seu bichinho sob os cuidados de outra pessoa. “Seu hotel deve ser um ambiente acolhedor e funcional. Invista em áreas recreativas, camas confortáveis, câmeras de monitoramento para tranquilizar os tutores, além de sistemas de ventilação e limpeza eficientes”, destaca o analista.
E para se diferenciar entre as empresas do mesmo nicho, o empreendedor pode disponibilizar serviços extras como passeios, alimentação personalizada e pacotes especiais para estadias prolongadas. “O foco principal deve ser o conforto e a segurança dos pets. Crie rotinas que garantam atividade física, socialização e momentos de descanso, sempre respeitando as individualidades de cada animal”, acrescenta Lhano Osawa.
Foi com esse olhar especial para os animais, especialmente cães, que a veterinária Juliana Gomes e o esposo, Yuri Menezes, abriram o hotelzinho Golden House, em 2022. A hospedagem familiar funciona na residência do casal, no Bairro dos Estados, e Juliana conta que abrir o espaço para receber outros cães foi estratégico, tanto para ela continuar seus atendimentos como veterinária, quanto para ficar mais perto dos seus dois cães, Tito e Nero.
Além do diferencial de assistência veterinária durante 24 horas, a empreendedora relata que os hóspedes ficam livres na área de lazer, participam de atividades recreativas, passeios, banhos e têm alimentação balanceada. A proposta, segundo Juliana, é fazer com que os cães se sintam em casa. “Aqui os cães ficam soltos, exploram todos os ambientes do hotel e também fazem passeios, tendo uma rotina parecida com a que eles têm em suas casas. Outro ponto, é o fato da minha formação. Aqui faço atualizações de protocolo vacinal, como tenho o olhar mais clínico, percebo com mais facilidade alterações de comportamento e de saúde, que são informadas para os tutores”, explica.
Preparada para o futuro do negócio, a empreendedora quer expandir o serviço e continua se atualizando, buscando conhecimento na área de comportamento animal e, o principal, de acordo com ela, ouvindo os tutores. “Isso me permite desenvolver um atendimento personalizado e exclusivo para cada um, tanto para o tutor como para o cão, fornecendo suporte nos pontos mais críticos e relevantes para eles”, frisou.
O analista técnico Lhano Osawa reforça que a busca pelos diferenciais nos serviços bem como o sucesso do negócio, pensando em expansão, deve ter como base um planejamento estratégico. “Com planejamento e dedicação, um hotel para pets pode se tornar um negócio lucrativo e gratificante em João Pessoa. Lembre-se: tutores buscam um serviço confiável e carinhoso, onde seus animais sejam tratados como parte da família”, frisa.
Fonte: Sebrae-PB