Assessoria de imprensa está no topo dos investimentos empresariais para 2025
Serviço pode ajudar marcas a se tornarem referências no mercado
3 de janeiro de 2025
A assessoria de imprensa estará no topo da lista de investimentos das organizações em 2025, segundo a pesquisa bienal “Radar Abracom”, realizada pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação.
O levantamento destaca que 38% das empresas pretendem aumentar os investimentos, sendo que, para 56% delas, a prioridade é investir em assessoria de imprensa. Entre as outras preferências estão produção de conteúdo multiplataforma (51%), eventos (40%), compra de mídia e branded content (32%) e comunicação interna (31%).
Na pesquisa anterior, 58% dos respondentes afirmaram que ter uma boa relação com a mídia era a característica mais importante para as agências. Quando questionados sobre os serviços mais desejados, planejamento estratégico e gestão de crise apareceram em primeiro lugar, funções que podem ser desempenhadas por assessores de imprensa.
Entre os motivos que podem estar por trás da motivação das empresas para investir em assessoria de imprensa estão os benefícios que esse tipo de estratégia pode trazer. Além do serviço tradicional de relação com os veículos, as empresas que optam pelo serviço podem usufruir de estratégias do marketing digital, como o digital PR.
Assessoria pode ajudar no crescimento dos negócios
Os assessores de imprensa são responsáveis por criar um vínculo com os jornalistas e apresentar o cliente como uma fonte confiável para matérias, além de traçar outras estratégias para desenvolver a imagem da empresa no mercado, como explica o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Quando uma empresa lança algum produto ou serviço, é o assessor de imprensa o responsável por comunicar para a mídia a novidade do setor. Entretanto, essa comunicação não é feita de qualquer forma, há uma série de análises que o profissional faz para entender as melhores oportunidades para o seu cliente.
Para a jornalista e CEO da Experta, Flávia Crizanto, os profissionais da assessoria de imprensa reconhecem o momento certo e as oportunidades que uma marca precisa para estar nos veículos e portais da imprensa, criando reputação para o assessorado, posicionando-o como autoridade no mercado.
De acordo com informações do Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa), esse tipo de serviço é fundamental para empresas públicas e privadas, entidades não governamentais, instituições acadêmicas e personalidades públicas.
Em relação aos benefícios, a Unifoa destaca que a assessoria de imprensa é responsável pela construção da imagem midiática da empresa, manutenção da reputação, gestão de crise e elaboração de estratégias para lançamentos importantes para a marca.
A Unifoa aponta, ainda, que empresas que investem em uma boa assessoria podem ser reconhecidas como referência na área de atuação, o que consequentemente traz mais vendas e crescimento para os negócios.
Unir estratégias
Juntamente com a assessoria de imprensa, as empresas podem investir em outros tipos de estratégias de marketing digital. O link building, por exemplo, tem o propósito de melhorar a autoridade de um site por meio da obtenção de backlinks de qualidade.
Flávia Crizanto explica que o link building é uma estratégia feita em etapas, que incluem análise de concorrência, levantamento de ideias criativas, pesquisa de palavras-chave, elaboração de pautas, produção de conteúdos e distribuição estratégica.
Comprar backlinks também pode ser uma alternativa. A dica de Flávia para acertar nesta prática é “investir em soluções que sejam capazes de gerar links orgânicos e naturais para agradar os algoritmos das ferramentas de busca, como o Google”.
Outra estratégia que pode ser utilizada é o digital PR, um formato similar à assessoria de imprensa, mas com foco no ambiente digital. Flávia explica que o serviço visa aumentar as menções on-line de uma marca por meio do relacionamento com mídia, blogs e influenciadores digitais.
Fonte: Assessoria