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Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

WhatsApp Business: cinco recursos que o PME precisa adotar para vender mais no fim do ano

Conheça também boas práticas para impulsionar o negócio usando a plataforma que está no cotidiano dos brasileiros: o WhatsApp.

6 de dezembro de 2024

Na Temporada de Compras, que tem início na Black Friday e vai até o Natal, as pequenas empresas já estão se preparando para conquistar novos clientes e impulsionar suas vendas. Neste contexto, vale conhecer algumas ferramentas que ajudam na comunicação e visibilidade da sua marca, como o WhatsApp Business.

Se a empresa ainda não está aproveitando todo o potencial de vendas disponível nas plataformas, a hora é agora! O WhatsApp Business é gratuito e oferece recursos como catálogos de produtos, respostas automáticas, pagamentos e muito mais para ajudar a atrair e fidelizar clientes neste momento em que eles estão de olho nas compras.

Confira as cinco dicas para vender mais e melhor usando o Zap Zap

“Quem não é visto, não é lembrado” – Não deixe sua marca passar despercebida nessa temporada de compras. Invista em anúncios de ‘Clique para o WhatsApp’ no Instagram e Facebook e coloque sua marca no centro da conversa – aumentando as chances de conversão. Com um clique, o cliente já está falando com você, tirando dúvidas e comprando. Essa é uma ótima maneira de fazer com que seus produtos e serviços se tornem uma opção de presente nos amigos secretos.

“A primeira impressão é a que fica” – Para pequenos empreendedores, as mensagens automáticas no WhatsApp Business são uma verdadeira mão na roda! Elas funcionam como um assistente virtual que está sempre disponível para ajudar, respondendo rapidamente a perguntas frequentes, confirmando pedidos e fornecendo informações essenciais sobre a sua empresa. Adotando as ferramentas certas, você otimiza e garante o atendimento ao seu cliente.

“Capriche na vitrine” – Um catálogo bem feito pode fazer toda a diferença para o seu negócio! Você pode montar coleções temáticas, como sugestões de presentes, promoções exclusivas ou pacotes especiais para as festividades. Tudo de forma super prática e visual. Além disso, os catálogos oferecem a possibilidade de adicionar descrições detalhadas, preços e até links diretos para a compra.

“Final feliz” – No WhatsApp Business, o pagamento é o fechamento de uma jornada de compra completa e sem fricções. Ao aceitar pagamentos diretamente pelo app, o empreendedor agiliza o processo, evita erros e fecha a venda sem perder tempo. Menos etapas, mais vendas e um cliente satisfeito.

“Transmita segurança” – Vender é ótimo, mas garantir a confiança do cliente e proteger a reputação da sua empresa é ainda mais importante. As contas verificadas no WhatsApp Business ajudam o microempreendedor a transmitir mais confiança e credibilidade para os clientes. O selo de verificação ajuda a evitar fraudes e aumenta a credibilidade. O Meta Verified é uma assinatura mensal que oferece recursos como o selo de verificado, suporte, proteção contra falsificação de identidade e muito mais.

Boas práticas do Zap 

Pense duas vezes – Antes de enviar qualquer mensagem, seja sobre uma entrega ou uma promoção especial, sempre peça o consentimento dos seus clientes. Isso garante que você está oferecendo o que eles realmente querem receber, sem ser invasivo, e ainda fortalece o relacionamento com sua marca.

 Tudo tem hora e lugar – Fique atento ao horário em que você envia suas mensagens. Evite enviar algo não urgente à noite, quando seus clientes podem não querer ser incomodados. Certifique-se de que o assunto ou a mensagem seja clara sobre sua relevância. Afinal, nem todo mundo quer receber novidades à noite!

Leia as entrelinhas – Use dados como taxas de leitura para descobrir o que está dando certo e o que precisa de ajuste. Com essas informações, você pode acertar a frequência das mensagens, garantindo que seus clientes continuem engajados sem se sentir sobrecarregados.

Escute mais – Os clientes são os melhores aliados para ajudar a melhorar sua comunicação! Eles podem adorar ouvir sobre suas ofertas, mas nem sempre querem saber de promoções várias vezes ao dia. Use as ferramentas do WhatsApp para coletar feedback direto sobre o tipo de mensagem que eles preferem e a frequência com que gostariam de ser contatados. Dessa forma, você ajusta a comunicação e mantém o relacionamento sempre na medida certa.

Fonte: Assessoria