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Foto: Freepik

Indústrias de tecnologia, mídia e telecomunicações criaram US$ 15 tri em valor nos últimos 5 anos

Levantamento do Boston Consulting Group (BCG) aponta IA como principal impulsionadora dos setores 

26 de novembro de 2024

O Boston Consulting Group (BCG), por meio do estudo “A Resurgent Sector Looks to Its AI-Powered Future”, destacou a Inteligência Artificial (IA) como principal motor de crescimento do setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT). Analisando o retorno total para o acionista (TSR) de 343 empresas públicas de 33 indústrias de todo o mundo, o relatório revelou que as empresas de TMT foram responsáveis pela criação de US$ 15 trilhões em valor (aumento absoluto na capitalização de mercado mais dividendos distribuídos ao longo do período analisado) entre 2019 e 2023. Mais de 90% desse total foram de companhias tecnológicas, que figuraram no topo do ranking.

 

Nos últimos cinco anos, o setor de tecnologia registrou um TSR de 20%, um aumento de sete pontos percentuais em relação ao último relatório. Além da IA, essa ascensão foi impulsionada pela computação em nuvem e outras soluções inovadoras.

 

O setor de mídia, por sua vez, registrou crescimento de 13% em cinco anos, uma recuperação significativa dos 4% registrados no levantamento anterior. O avanço do mercado de jogos – estimulado por novos modelos de negócios como a publicidade, que representa 38% da receita global do setor, e a força do streaming – foi um dos contribuintes para o sucesso do segmento.

 

Em contraste, as companhias de telecomunicações, apesar da melhoria no TSR, que chegou a 6%, ficaram em 31º lugar. Diante desse cenário, o BCG afirma que a IA generativa (GenAI) apresenta uma grande oportunidade para a indústria. Desde o corte de custos até a criação de novos produtos e experiências, os benefícios da GenAI são tangíveis e de longo alcance. Por exemplo, espera-se que o atendimento ao cliente habilitado pela GenAI seja capaz de reduzir as interações de serviço em 50% ou mais, ao mesmo tempo em que melhora a satisfação do cliente.

 

O BCG aponta ainda três estratégias-chave para as empresas do setor TMT se destacarem no futuro:

  • Acelerar a implementação da IA. As empresas devem ir além da mera otimização de processos e usar a IA para criar produtos, serviços e experiências inovadoras para o cliente. Assistentes virtuais com IA, por exemplo, já aumentam a produtividade de atendentes de SAC em até 14%, enquanto ferramentas de codificação com IA podem gerar uma economia de 2,5 horas diárias para desenvolvedores de nível médio.
  • Reinventar os custos. A busca por eficiência deve ser constante, mas a “reimaginação de custos” exige uma abordagem estratégica, que alinhe os cortes com a proposta de valor para o cliente e priorize investimentos em áreas com alto potencial de crescimento.
  • Realizar fusões e aquisições (M&As) estratégicas. Os M&As devem ser vistos como oportunidades para adquirir tecnologias-chave, como a IA, e consolidar posições em mercados em crescimento.

A revolução da IA está em andamento, transformando os setores de telecomunicações, mídia e tecnologia. Por isso, empresas que implantarem, entregarem e criarem a infraestrutura para essa tecnologia desfrutarão de alguns dos maiores aumentos em receitas e avaliações nos próximos anos.

 

Fonte: Assessoria