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Foto: Freepik

Game Dev Quest: Lançado edital para circuito de desenvolvimento de jogos digitais independentes

Com investimento de R$ 800 mil, circuito busca incentivar a indústria de jogos da Paraíba e apoiar o desenvolvimento de startups no setor de jogos digitais

13 de novembro de 2024

Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), lançou, nesta terça-feira (12), o edital do Game Dev Quest, um circuito voltado para o desenvolvimento de jogos digitais independentes (jogos indie). Ao todo, o circuito recebeu o investimento de R$ 800 mil. Interessados podem se inscrever a partir desta quarta-feira (13) até o dia 2 de dezembro, no site da Fapesq.

O Game Dev Quest tem como principal objetivo fomentar o polo de jogos da Paraíba, incentivando a indústria de jogos independentes e apoiando tanto equipes iniciantes quanto experientes. O circuito, que ocorrerá de novembro de 2024 a julho de 2025, será dividido em três fases eliminatórias, cada uma com atividades e benefícios específicos.

Durante a primeira fase, intitulada de “Círculo dos Visionários”, serão selecionadas 40 equipes para desenvolvimento inicial do projeto. Os participantes terão acesso a workshops, conteúdos exclusivos e mentoria especializada.

Na segunda fase, “Fábrica de Lendas”, avançam 20 equipes com potencial empreendedor e qualidade técnica. As equipes receberão um aporte de R$ 20 mil para consolidar suas ideias em startups e criar o jogo.

Já na terceira fase, “Coliseu dos Campeões”, as 10 melhores startups recebem um segundo aporte de R$ 40 mil para a incubação e lançamento comercial do jogo. As cinco equipes de maior destaque serão lançadas no mercado e poderão apresentar seus projetos a investidores em um evento público a ser divulgado, o momento será chamado de “Covil dos Dragões”.

O circuito terá início em janeiro de 2025, com o evento de abertura, no qual as equipes se apresentarão oficialmente. Informações detalhadas sobre cada fase, incluindo cronogramas e critérios de avaliação, estarão disponíveis nos canais oficiais da Secties e Fapesq.

Quem pode se inscrever?

Podem participar equipes de até seis pessoas, abrangendo diversas áreas como programação, design, música e escrita. A competição é aberta para todos os públicos. Cada equipe deverá indicar um membro para atuar como Diretor(a) Executivo(a) (CEO) da empresa a ser constituída, sendo responsável pela gestão do projeto e da equipe. Ele deve ter, obrigatoriamente, 18 anos completos a partir da data de publicação do Edital ou, no caso de ser menor, ser legalmente emancipado.

Como se inscrever?

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo CEO de cada equipe no site oficial da Fapesq, até o dia 2 de dezembro. É fundamental que todos os documentos exigidos sejam enviados até o prazo final.

Cronograma:

 

ETAPAS

PERÍODO

Lançamento do Edital

12/11/2024

Data de início do período de inscrições

13/11/2024

Data limite para inscrições (até as 18h00min)

02/12/2024

Resultado da homologação das inscrições

09/12/2024

Interposição de recurso da homologação das inscrições

10/12 e 11/12/2024

Resultado da interposição de recurso da homologação das inscrições

13/12/2024

Resultado preliminar da seleção das 40 equipes

03/01/2025

Interposição de recurso do resultado preliminar

04 a 06/01/2025

Divulgação do resultado final da seleção das 40 equipes

08/01/2025

Evento de Kickoff

15/01/2025

Fase 1 – Círculo dos Visionários

16/01 a 14/02/2025

Prazo final para envio dos entregáveis – Fase 1

04/02/2025

Divulgação dos resultados escolhidos – Fase 1

14/02/2025

Fase 2 – Fábrica de Lendas 

17/02 a 08/05/2025

Prazo final para envio dos entregáveis – Fase 2

23/04/2025

Divulgação das startups selecionadas – Fase 2

08/05/2025

Fase 3 – Coliseu dos Campeões

09/05 a 27/07/2025

Prazo final para envio dos entregáveis – Fase 3

01/07/2025

Divulgação das startups selecionadas para o evento público – Fase 3

11/07/2025

 

 

Fonte: Secom PB