Festival do Japão na Paraíba celebra cultura japonesa em edição especial
Nesta edição especial, o festival contará com a presença de convidados ilustres na abertura, incluindo Hiroaki Sano, representante do Consulado-Geral do Japão em Recife e Rafael Ceconello, diretor da Toyota do Brasil.
6 de novembro de 2024
A Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB)promove, de 8 a 10 de novembro, a 19ª edição do Festival do Japão na Paraíba, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho, João Pessoa. O evento, que marca os 20 anos da ACBJ-PB, oferece uma imersão na cultura japonesa comdiversas oficinas, palestras, mesas redondas, apresentações musicais, danças, comidas típicas, entre outras atividades. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
Nesta edição especial, o festival contará com a presença de convidados ilustres na abertura, incluindo Hiroaki Sano, representante do Consulado-Geral do Japão em Recife e a esposa dele, Yoshie Sano. Haverá também a presença de Rafael Ceconello, diretor de Assuntos Regulatórios e Governamentais da Toyota do Brasil. Na ocasião, a montadora será homenageada com o “Troféu Prosperidade”, oferecido pelo Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), que reconhece aqueles que promovem o desenvolvimento do país.
De acordo com a presidente da ACBJ-PB, Takako Watanabe, o objetivo da associação cultural é a divulgação e manutenção da cultura japonesa. “Nossa associação está completando 20 anos em novembro. Foi criada em2004, com incentivo de um grupo de músicos japoneses, o Miwakai, que veio tocar aqui, no Espaço Cultural, através do convite da professora Alice Lumi Satomi. A divulgação e manutenção da cultura japonesa tem sido o nosso maior objetivo. Atualmente, a associação conta com cerca de 70 associados, muitos não descendentes de japoneses”.
No festival, o público poderá desfrutar de uma variedade de apresentações culturais e oficinas tradicionais. Destaque para o grupo de Taikodo Nordeste, com apresentação vibrante do grupo Rentai, de Recife. Haverá oficinas de Ikebana, Origami, Furoshiki, Caligrafia Shodo, e Desenho Mangá, além de novidades como Sashiko (técnica de bordado), Kokedama (arte de cultivoem musgo), e o Sumie (pintura em tinta monocromática).
O evento também contará com atividades interativas para o público, como karaokê, concurso de cosplay e projeções de artes marciais, incluindo Kendô, Iaido, Kyudo, Judô, Aikido, Ninjutsu, Karatê e Tai-Chi-Chuan.
Na área gastronômica, há uma grande variedade de pratos típicos japoneses, além de produtos orientais em barracas de vendas. A programação literária traz ainda o lançamento do livro “Kokorazashi”, de Otani (Mossoró), e palestras com autores e tradutores do Nordeste.
Tema e Conexões Culturais
Com o tema “Ano do Dragão”, esta edição faz uma homenagem especial ao grupo Miwa, agora na sua terceira geração. O Koto, instrumento tradicional japonês associado ao poder do dragão de controlar tempestades, simboliza a importância da preservação ambiental, que, junto à inclusão, é um dos valores centrais do festival. O grupo Sankyu, parceiro do Miwa, apresentará um workshop inédito de Shamisen, fortalecendo o vínculo entre o público e a cultura musical japonesa.
Realização e Apoio
O evento é realizado pela Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB) com o apoio do Consulado-Geral do Japão, em Recife; do Instituto Federal da Paraíba, da Universidade Federal da Paraíba, do Governo da Paraíba, do Sindalcool-PB, entre outros parceiros institucionais e culturais.