logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Freepik

94% pretendem comprar presente para o Dia das Crianças, revela pesquisa

Filhos, sobrinhos e afilhados são os mais indicados para ganhar algo na data

10 de outubro de 2024

Em pesquisa para entender as intenções de compra para o Dia das Crianças deste ano, a OLX identificou que 94% dos respondentes, entre pais e familiares de crianças, pretendem comprar presentes para a ocasião. Entre quem tem filhos, o engajamento chega a 100%.

Sobre o valor a ser investido, 37% estima gastar até R$100, enquanto 24% prevê desembolsar mais de R$200. Vender algo usado para comprar um presente é possibilidade considerada por 57%.

“Pais (38%) e familiares (29%) revelam considerar a compra de artigos usados como presentes para o Dia das Crianças. Desses, 40% afirmaram que pagariam mais caro por um produto de segunda mão caso ele tivesse valor sentimental para a criança. São dados que reforçam a variedade e o potencial do mercado de usados em promover conexões”, comenta Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.

Embora os filhos sejam a prioridade no dia das crianças, com 73% das intenções de compras, as respostas mostram que mesmo quem não é pai ou mãe tem uma criança por perto para presentear, seja sela um sobrinho, apontado por 45%, ou um afilhado, mencionado por 22%.

A pesquisa revelou ainda que pouco mais de 50% dos respondentes planejam presentear entre uma e duas crianças na data.

O que querem os pequenos?

Mais da metade dos respondentes (53%) já sabe o que vai dar de presente no Dia das Crianças. Os brinquedos são a categoria campeã, com 81% das escolhas, quase o dobro da segunda, que é a de roupas, com 41%.

A vontade dos presenteados é o fator primordial para a escolha do produto, com 56% das respostas. A necessidade da criança aparece em sequência, com 43%.

Quanto à data de aquisição do presente, 54% demonstraram interesse em comprar o item com 1 mês a 2 semanas antes da entrega. Outros 21% compram com uma semana de antecedência e 22% sinalizaram que adquirem o presente apenas na semana da data, já 2% o fazem somente no Dia das Crianças.

Os usados favoritos

Daqueles que consideram comprar um produto usado, 62% disseram que comprariam brinquedos; outros 45% mencionaram os livros, enquanto os eletrônicos figuram na terceira posição, com 36% das preferências.

Ao escolher um produto de segunda mão, a qualidade (72%), a condição (55%) e o preço (49%) são os fatores mais considerados.

Dos que já presentearam com usados, não houve respostas sinalizando experiências negativas. Cerca de 52% disseram que foi muito positiva, outros 43% pontuaram que foi positiva. Apenas 4% se posicionaram de maneira neutra.

Entre os que preferem comprar por meio da OLX, os motivos mais considerados para a escolha são segurança ao pagar pelo produto, mencionados por 36%, seguido por agilidade na entrega e liberdade para negociar, ambos com 29%.

Metodologia

A pesquisa quantitativa online foi encomendada pela OLX e realizada por meio da plataforma de human analytics MindMiners entre os dias 05 e 06 de setembro de 2024. As respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário também da MindMiners, o MeSeems, e totalizou uma amostra de 300 pessoas com foco em indivíduos que têm familiares entre 0 e 12 anos.

Como fazer uma compra online com mais segurança

  • Evite levar a conversa para aplicativos de mensagens e tire todas as dúvidas pelo chat e canais oficiais das plataformas. Dessa forma, você conta com o suporte da OLX e dicas contextualizadas ao longo da sua jornada;
  • Não divulgue seus dados pessoais nem seu número de celular;
  • Desconfie de preços ou ofertas muito abaixo do mercado;
  • Verifique na plataforma informações sobre o vendedor, como tempo de conta, registro da empresa, se for o caso, e licenças;
  • A OLX oferece a opção Garantia da OLX, serviço pelo qual é possível pagar a compra pela plataforma, sem precisar efetuar transferências para terceiros. Assim que o pagamento é confirmado pela OLX, o comprador recebe uma mensagem de confirmação diretamente no chat do anúncio;
  • Sempre peça a nota fiscal do item que está negociando. Desta forma, há certeza da legalidade da procedência do produto e, caso ainda esteja na garantia, é possível ter acesso à assistência técnica oficial;
  • No caso de uma compra ou entrega presencial, escolha lugares públicos e movimentados, como praças, shoppings ou estações de metrô. Se possível, sempre vá acompanhado de outro adulto;
  • A OLX não possui parcerias com aplicativos de mobilidade, como Uber, Rappi e 99. Para vendas e compras com a Garantia da OLX, as entregas funcionam para todo o Brasil via Correios, Jadlog, Clique e Retire, Loggi e R3 Transportes. Verifique sempre, na área logada do site ou app, seu histórico de venda e a forma como seu produto será enviado;
  • A OLX nunca solicita códigos de confirmação ou de segurança, seja por telefone, e-mail, chat ou aplicativos de mensagens. Se você receber algum contato em nome da OLX solicitando qualquer código ou senha, denuncie na plataforma;
  • A OLX não envia e-mails com anexos ou links que redirecionam para fora da plataforma. Caso você receba alguma comunicação do tipo, não baixe nenhum tipo de documento e não clique nos links.
Fonte: CNDL