Luiz Alberto Marinho: “O varejo precisa considerar que o consumidor chega na loja já sabendo muito mais sobre preços, produtos e opções”
Especialista em varejo destaca a importância da experiência do consumidor e da conexão física no futuro dos malls
3 de outubro de 2024
Luiz Alberto Marinho é uma das vozes mais respeitadas do setor de varejo no Brasil, conhecido por sua expertise em shoppings, malls e tendências de mercado. Como sócio-diretor da Gouvêa Malls, Luiz não apenas observa o desenvolvimento do varejo, mas também molda sua evolução. Em entrevista exclusiva ao Paraíba Total, ele compartilha suas percepções e insights sobre o futuro do varejo e o papel fundamental da experiência do consumidor.
Esta é sua segunda visita à Paraíba. Qual tem sido sua impressão da cidade?
A primeira vez que estive aqui foi no ano passado, durante as obras do Parahyba Mall. A cidade é maravilhosa e está crescendo a olhos vistos com tudo o que tem de bom e de ruim, mais trânsito, mais movimento, mas também mais negócios. O Parahyba Mall traz algo importante para a cidade que é um varejo de proximidade, de conveniência, que está em ascensão no mundo todo. As pessoas buscam estar próximas de tudo, quase uma extensão do que é a nossa casa. Isso é muito relevante para o consumidor.
O que é a vida é figital? Essa é a nova tendência de mercado? Estar presente de todas as formas na vida do cliente?
É fundamental. Nós somos seres figitais, uma mistura do físico e do digital. Passamos muito tempo acessando nossos celulares, e pesquisas indicam que o consumidor brasileiro fica, em média, 9 horas por dia conectado. Isso significa que o varejo precisa considerar que o consumidor já chega à loja sabendo muito mais sobre preços, produtos e opções. A dinâmica do varejo mudou, e a era figital exige que o consumidor tenha um relacionamento ativo com as marcas por meio do meio digital.
No evento, você dividiu o painel com os fundadores do Setai Grupo GP. Apesar dos segmentos diferentes, como você enxerga a semelhança entre varejo e construção civil?
É muito simples. Todos que desejam ter sucesso, seja na construção civil ou no varejo, devem colocar o consumidor em primeiro lugar. Isso significa direcionar os produtos e esforços com base no que o consumidor realmente deseja e necessita. O sucesso do Parahyba Mall e da Setai Grupo GP é ter essa visão centrada no consumidor, uma abordagem cosmocêntrica, na qual ele é o centro de tudo.
O que podemos esperar do futuro do varejo? Para onde estamos caminhando?
O futuro do varejo pertence aos varejistas que investirem na criação de espaços que acolhem as pessoas, não apenas para vender produtos, mas para proporcionar experiências. Apesar do crescimento do digital, os relacionamentos são construídos no mundo real. Lojas, bares, restaurantes e malls, como o Parahyba Mall, são os lugares perfeitos para isso.
Fonte: Aléssia Guedes