Wanderlust Aí Vamos Nós e os roteiros gastronômicos – cultura impressa na comida
Vanessa de Melo pondera sobre como a gastronomia reflete a cultura local em suas viagens e roteiros gastronômicos transformam a experiência de viajar
25 de setembro de 2024
Olá Viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Desejo que esteja animado porque a coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje vai dar água na boca. O relato/informação/reflexão que venho partilhar com você viajante é sobre as delícias que encontramos nas viagens e como elas são, na maioria das vezes, impressões da cultura do lugar.
Viajar é sinônimo de sair do lugar comum para descobrir algo, vivenciar uma jornada diferente da nossa rotina e ter novas experiências fora da nossa casa. E neste contexto de explorar novas possibilidades, comer é uma das melhores. Nada melhor que conhecer novos sabores, costumes, ambientes e comidas que não fazem parte do nosso dia a dia. Quando viajamos, sentimos essa necessidade de sair da nossa zona de conforto e experimentar. E isso acontece comigo viajante e com você? Acredito que sim! Não vou julgar quem quer comer fast food em algum momento, mas convenhamos que há melhores opções e muito mais inesquecíveis.
A imagem de uma comida começa antes da sua preparação. Desenhamos os pratos nas nossas mentes: o que queremos comer (refeição completa, menu experiência, lanche, petiscos, harmonizações). Depois podemos escolher a diversidade de pratos típicos de uma região ou país e toda atmosfera vem à nossa mente. Itália e as massas, Grécia e sua comida baseada em verduras, azeites. Nordestina do Brasil com seu pescado frito, moquecas, mandioca. Mineira com pão de queijo e doces incríveis. Imaginou tudo? Eu sim viajante!
Assim começa um roteiro gastronômico: o que quero comer? onde posso encontrar? qual experiência quero ter? com quem quero ir? Terá uma temática? Qual história quero vivenciar? Terá algum workshop para aprender algo como a origem daquele prato, a cultura expressa na escolha dos ingredientes e confecção? Vamos cozinhar? Ver alguém cozinhando ou só comer?
A cultura daquele lugar é impressa na comida que é servida, os povos indígenas, por exemplo, tem uma riqueza enorme de preparações e apresentações destas comidas que são muito características. Os indianos conhecidos por seu tempero acentuado e pimenta presente, e o melhor: Não precisamos ir até aquela localidade para ter aquela experiência de sabores, aromas e sensações. É claro que se puder viajar e apreciar no local de origem daquela comida melhor ainda.
Estive num banquete em uma quinta (fazenda) no Algarve, região Sul de Portugal. Foi incrível, o motivo: participamos de uma experiência gastronômica completa. Me reuni com o grupo que participou da Wine Travel Week em 2023 e que escolheu conhecer a produção de vinhos algarvios que não possuem uma produção gigantesca e por isso, é especial. Tivemos a oportunidade de ir ao Mercado da cidade de Loulé e escolher os melhores ingredientes para o nosso almoço. Depois, já na fazenda, ajudamos a confeccionar os pratos juntos da Chef e dos auxiliares. Ouvimos as histórias das comidas e dos vinhos que seriam servidos. Conhecemos alguns personagens destes relatos e comemos juntos com eles. Preparamos a mesa, fizemos um passeio na plantação das uvas, sempre aprendendo muito sobre todo aquele universo e por fim nos reunimos numa mesa linda e alegre para comer. Eu simplesmente vou levar essa experiência no coração para sempre. O sabor de tudo, comida, bebida, sorrisos, o sol e maresia, a brisa do mar e a vista das vinhas e montanhas. Tudo foi além das minhas expectativas e de tudo que havia vivido até então. Eternamente grata a todos os envolvidos.
Sem dúvida, se puder, inclua ter a experiência de um roteiro gastronômico, mesmo que seja na sua cidade. Saia da rotina e viva coisas diferentes e muitas vezes, novas. E não precisa ser algo luxuoso, pode e deve ir para lugares rústicos que terá uma vivência incrível, como quando fui num restaurante em Areia de uma empreendedora visionária que começou fazendo as polpas de sucos que era servido no seu pequeno restaurante e que hoje vende para vários estados o seu produto e seu estabelecimento atualmente não oferece só uma refeição, há toda uma experiência na fazenda em torno do bem estar, natureza e sustentabilidade. Exemplos que me fazem ter orgulho dessas pessoas que com suas histórias de vida transformaram minha forma de ver a comida e como a cultura é impressa nela, desenvolveram novas formas de impactar quem vive ali, trabalha naquele lugar e visita aquele ambiente.
Essa conversa deu fome em você Viajante? Vai dar mais atenção aos roteiros gastronômicos até aí na sua cidade? Inclusive, em breve estarei em João Pessoa e vou coletar algumas informações sobre esse tema para sua próxima viagem à minha cidade. Te convido a ficar sempre por aqui Viajante para não perder as informações da coluna Wanderlust Aí Vamos Nós que por hoje fica por aqui! Até a próxima semana! Até lá!
Sobre Vanessa de Melo
Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.