Wanderlust Aí Vamos Nós, por Vanessa de Melo: Como arrumar a mala de mão e ter uma viagem mais leve e eficiente
20 de julho de 2022
Olá viajante! Como está seu planejamento para a próxima viagem? O meu para as férias está caminhando a passos rápidos.
Na coluna desta semana, inspirado na minha experiência, vou deixar dicas de como arrumar a mala e ter uma viagem mais leve e produtiva, sem o perrengue chique de arrastar uma mala gigante cheia de coisas que você não vai usar. Mesmo numa viagem longa, você viajante pode otimizar sua bagagem para ela não se tornar um estorvo.
A dica mais importante para fazer uma mala leve é saber para onde você vai e qual o clima do local. Assim você define, por exemplo, se vai ter que levar casaco ou só uma jaqueta.
Tendo em conta a previsão do tempo, vamos à escolha da bagagem. Aqui vou dar dicas para uma bagagem de mão, mas se você é daqueles que não dispensa sua mala G, não se preocupe. Sabendo montar uma pequena, uma grande vai ser bem mais fácil.

Se o seu voo é nacional, não há aquele limite de 100ml para líquidos de higiene pessoal (cada um) que devem vir numa bolsinha transparente, mas sempre acho que essa quantidade é suficiente. Caso precise de mais, compre miniaturas na volta. O ganho aqui é de espaço e comodidade, carregar frascos grandes é muito inconveniente.
Se precisar levar remédios, leve a receita e a nota fiscal, se possível, para não ser confundida com outras coisas e você não ter que passar por constrangimentos.
Separe uma bolsinha para levar documentos, seus eletrônicos como celular, carregador, fones de ouvido entre outros e leve na bolsa ou mochila de viagem. Nunca na bagagem de mão.
Duas dicas extras: use sua mochila ou bolsa de item pessoal para levar uma muda de roupa completa e os itens de higiene. Além disso, sempre tenha salvo no celular e na nuvem uma cópia dos seus documentos, caso aconteça alguma coisa inesperada.
Pode ser uma mala de inverno ou verão, não esqueça de levar óculos de sol e protetor solar, um bom pacote de lenços umedecidos. Não esqueça também de usar uma bolsa por baixo da roupa para guardar pertences e dinheiro em lugares mais violentos.
Como montar a mala:
Sugiro que você tenha em mente que, se for para um lugar frio, leve dois casacos: um com você e outro na mala (se for aqueles que ficam bem pequenos e cabem numa sacolinha seria ideal, senão, use como seu maior aliado o saco a vácuo.
Se for para um local quente, o chapéu pode ir enrolado,ou no fundo com roupas dentro, depende se ele vai deformar. Caso leve mais de um, leve na cabeça ou preso na mala.
Leve mudas de roupas para uma semana, tons que combinem entre si, acessórios que mudam a cara desses looks, e pense neles, fotografe se possível. Caso a viagem seja mais longa, verifique se onde vai se hospedar tem máquina de lavar roupa (ela seca no máximo em dois dias) ou lavanderia. Vale mais a pena do que levar o guarda-roupa todo e não usar tudo que levou.
Eu sempre levo chinelos, tênis, uma sandália mais arrumada com salto baixo ou rasteira e uma sapatilha. Leve estes itens em sacos separados para evitar sujar as roupas.
Acredito que não esqueci nada. Caso você queira mais dicas como essa ou outros assuntos relacionados, mande sua sugestão. A coluna Wanderlust aí vamos Nós volta na próxima semana.
Sobre Vanessa de Melo
Nascida em João Pessoa na Paraíba e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @wanderlustaivamosnos onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.