logo paraiba total
logo paraiba total

Veja como prevenir dores e lesões durante o home office

7 de junho de 2021

O bem-estar do colaborador é sinônimo de produtividade no trabalho. Na maioria das empresas, há uma série de normas seguidas para evitar acidentes e problemas de saúde relacionados ao trabalho, que deve ser aplicada também no home office. “Trabalhar em casa é teoricamente mais confortável, mas não se pode descuidar das condições adequadas”, diz o médico do trabalho e gestor do Saúde Ocupacional da Unimed João Pessoa (SOU), Laurence César.

A ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que busca preservar a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho, oferecendo conforto e prevenção de acidentes.

O especialista recomenda analisar o ambiente de trabalho e adequar o uso de mesas, cadeiras e computadores para o desempenho das atividades. Segundo Laurence, mesmo com o espaço apropriado, é importante fazer pausas e alongamentos para aliviar o cansaço e evitar dores. “A recomendação é fazer exercícios que fortaleçam a extensão do tronco e das costas e atividades que alinhem a coluna. Essas medidas previnem a dor e o desconforto, além de serem importantes para auxiliar a manter a postura adequada por mais tempo”, pontua o gestor do SOU.

SOU – A Unimed João Pessoa, maior plano de saúde do Estado, oferece um serviço de assessoria especializada na área de segurança da saúde com o Serviço Ocupacional Unimed (SOU), que pode ser adquirido por qualquer empresa, mesmo que não tenha contrato de plano de saúde. 

Além de auxiliar as empresas a se adequarem às Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Medicina do Trabalho, do Ministério do Trabalho, o SOU traz um conjunto de serviços bem mais amplo. Os colaboradores das empresas contratantes podem participar dos grupos de Educação em Saúde da Unimed João Pessoa, que têm atuação voltada para a promoção da qualidade de vida. São oito grupos, ao todo, que englobam as mais diferentes faixas etárias e atuações diversas: Saúde da Mulher, Conexão com Você, Mãe e Bebê, Equilíbrio do Corpo, 60+Feliz, Saúde na Medida, Inspire Saúde e Saúde Corporativa.

Veja dicas para prevenir dores, lesões e acidentes durante o trabalho em casa:

  • Deixe o monitor do computador ao nível dos olhos;
  • Mantenha a distância da extensão do braço até o monitor;
  • Deixe os pés apoiados no chão ou suporte e relaxados, mas sem estarem flexionados;
  • Faça pausas regulares para descanso;
  • Conserve os acessos e áreas de trabalho limpos e livres de caixas, bolsas e objetos que possam provocar acidentes;
  • Elimine extensões e cabos soltos pelo chão;
  • Fique atento a fios desencapados e tomadas ou plugues danificados;
  • Não deixe líquidos perto dos equipamentos elétricos;
  • Organize o seu local de trabalho;
  • Evite o estresse.