logo paraiba total
logo paraiba total

Prefeitura inicia vacinação de pessoas 55+, operadores do transporte de passageiros e agentes de limpeza em postos itinerantes

3 de junho de 2021

João Pessoa iniciou nesta quinta-feira (3) a vacinação do público em geral a partir dos 55 anos, se destacando como uma das cidades com maior avanço na aplicação das doses contra a Covid-19. Também marca este dia o início da imunização de dois grupos fundamentais nas atividades diárias dos munícipes: os agentes de limpeza e os operadores do transporte coletivo urbano. O início da aplicação foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, que visitaram alguns postos de imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

“Chegando vacina, nosso compromisso é aplicar nas pessoas. Está comprovado que mesmo a primeira dose já ajuda a imunização e por isso o nosso esforço. Recebemos as doses às 7h30 e já estávamos com 15 postos e mais quatro drives preparados para iniciar a aplicação. Chegando mais vacinas, nossa meta é avançar rápido para os 50 anos”, afirmou o prefeito, que desde cedo percorreu pontos como a Escola Escritor Luiz Augusto Crispim, no Bairro dos Ipês, e Leonel Brizola, em Tambauzinho.

Outro local visitado foi a Emlur, onde agentes de limpeza se vacinavam. Eles entram na prioridade a partir desta quinta junto aos operadores do transporte coletivo. “Estamos tendo um olhar para estes grupos que possuem muito contato com outras pessoas pela natureza do seu serviço. É mais um esforço da gestão para fazer o que é o melhor para as pessoas”, explicou Cícero.

A moradora do Portal do Sol Edna Barbosa, de 59 anos, se vacinou na Escola Leonel Brizola e comemorou o momento. “Estou sentindo alívio. Estava super preocupada, pois vemos que a população não tem respeitado as exigências. Hoje fico aliviada”, afirmou.

Para atender à população, foram disponibilizados 19 postos de imunização, sendo 15 ginásios e mais quatro pontos de drive thru: Mangabeira Shopping, Santuário Mãe Rainha (Aeroclube), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (Água Fria) e Universidade Federal da Paraíba – UFPB (Castelo Branco). Todos os postos funcionam até as 21h.

Também está tendo sequência a vacinação de profissionais da educação com mais de 18 anos e a aplicação da segunda dose para quem tomou a Coronavac (Butantan) há 28 dias e a Astrazeneca (Fiocruz) há 90 dias. Nesse caso, o atendimento será das 8h às 12h no Lyceu Paraibano (Coronavac) e na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba ou Escola Chico Xavier (Astrazeneca).

Transporte coletivo – A nova fase da Campanha de Imunização da Prefeitura contra a Covid-19 incluiu os motoristas de ônibus da Capital – categoria cujo serviço é considerado essencial, que não parou durante a pandemia e está entre as mais vulneráveis ao risco de contaminação. A vacinação dos profissionais continua nesta sexta-feira (4), com uma unidade móvel instalada em um ônibus, na empresa Transnacional, no bairro José Américo, das 8h às 12h. A unidade vai percorrer outras empresas de ônibus da cidade.

Durante os dois dias, a Prefeitura de João Pessoa estima que serão imunizados cerca de 700 profissionais das empresas Transnacional, Reunidas e Santa Maria, que encaminharam uma lista com os nomes dos profissionais.

Entre os primeiros que receberam o imunizante da Aztrazeneca nesta quinta-feira, Carlos Roberto, da Transnacional, tem 49 anos, sendo que cinco deles dedicados ao trabalho como motorista.  “A gente que trabalha diretamente com o público, o risco de se contaminar é muito grande, e essa sempre foi uma preocupação que todos os motoristas carregaram”, relatou o profissional, que recebeu o imunizante dentro de um ônibus adaptado pela Prefeitura de João Pessoa para atender aos motoristas. “Esperei muito por esse momento, de receber a primeira dose e poder trabalhar com mais segurança”, concluiu.

Já o motorista Daniel Inácio, 45 anos, resumiu o momento com a palavra “alívio”, sentimento expressado logo após receber o imunizante. “A pandemia está aumentando, inclusive estão falando em uma terceira onda, que deixa a gente ainda mais preocupado. Mas, hoje, com essa primeira dose, a gente fica mais aliviado e com mais confiança para seguir trabalhando”, afirmou.

No atendimento aos motoristas, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) confere o nome do profissional na lista encaminhada pelas empresas, faz o cadastro das informações e realiza a imunização logo na sequência. Esse procedimento está acontecendo de maneira célere e dentro dos protocolos de segurança com relação ao distanciamento e higiene.

Agentes de limpeza – Outra importante categoria para o ordenamento da cidade, os agentes de limpeza, também começa a ser beneficiada com a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira. A equipe da Secretaria de Saúde montou um posto volante na sede da Emlur, a partir das 9h.

Os agentes agradeceram pela atenção e revelaram alívio por receber o imunizante que representa mais proteção para continuar fazendo o trabalho no dia a dia. “Eu trabalho coletando o material das papeleiras, que têm resíduos que vêm de vários lugares. A cidade, inclusive, recebe muitos turistas, que também trazem materiais e deixam aqui, que a gente acaba tendo contato”, afirmou Jovino Maciel, que é agente de limpeza e trabalha na coleta de lixo na região da orla da Capital.

Aline Lima revelou a felicidade de receber a vacina, lembrando do grande número de mortes ocorridas em todo o mundo, e fez um agradecimento especial ao prefeito Cícero Lucena e ao superintendente Ricardo Veloso. “É uma sensação de muita felicidade. Agradecida a Deus e ao nosso prefeito, Cícero Lucena, estamos sendo vacinados hoje”, destacou.

Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as pessoas deverão realizar agendamento prévio através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com o agendamento, aberto por volta das 19h que antecede ao dia da vacinação, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança.

Documentação exigida – Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. No caso de pessoas com comorbidades é preciso cópia do laudo ou declaração médica que comprove a condição. Os trabalhadores da saúde devem apresentar registro profissional, contracheque ou declaração da empresa onde trabalha. Já os trabalhadores da educação precisam apresentar também cópia do contracheque e da declaração da instituição de ensino que comprove a função exercida na Capital.

As cópias dos documentos comprobatórios ficarão retidas para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

 Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.