logo paraiba total
logo paraiba total

Energisa realiza ação de conscientização no trânsito em João Pessoa

31 de maio de 2021

Quem passa pela Avenida Epitácio Pessoa já percebe um colorido diferente no local. Quinze postes receberam pintura na cor amarela e mensagens de conscientização, para chamar atenção para uma situação preocupante: acidentes de trânsito com abalroamento de postes. Para se ter uma ideia da gravidade, apenas entre janeiro e início de abril deste ano, 209 motoristas se envolveram em acidentes com postes, com uma média de 2 ocorrências diárias, dentro da área de concessão da Energisa. Em 2020, nesse mesmo período, foram 190 ocorrências.

Outros cinco postes serão pintados na Avenida Ruy Carneiro. Para esta iniciativa, a Energisa Paraíba realizou um mapeamento e análise dos locais com maior ocorrência de acidentes. A ação faz parte das atividades da Campanha Maio Amarelo 2021, que tem como tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. Na Capital, as ações, realizadas deste o início deste mês pela Prefeitura Municipal, contam com a parceria da Energisa.

“O objetivo da ação é promover a empatia e a humanização das estatísticas de acidentes de trânsito e chamar atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo”, explicou Heitor Galdino, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa Paraíba.

De acordo com os órgãos fiscalizadores de trânsito, esses acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada ou finais de semana. “Em sua grande maioria, poderiam ser evitados por conta de atitudes mais seguras. Os acidentes nunca ocorrem apenas por um fator isolado, a soma de fatores potencializa os perigos, como o excesso de velocidade, o uso do celular e o uso de álcool ao dirigir. É muito importante adotar uma atitude mais segura no trânsito, seja quando estiver como pedestre, como condutor, como ciclista.”, complementou Heitor Galdino.

Consequências

Além do impacto da batida – que pode ter graves consequências para os ocupantes dos veículos – ainda tem o risco de choque elétrico, tanto para o acidentado, como para quem está nas proximidades. Por isso, a Energisa alerta que o melhor a fazer é esperar dentro do carro, sem tocar em partes metálicas, e esperar uma equipe da concessionária chegar ao local e realizar os procedimentos necessários com segurança. Quem passar perto da colisão deve manter distância.

Após a batida, é necessário chamar equipes de socorro, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou Corpo de Bombeiros. Em caso de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser avisada imediatamente para que os reparos sejam feitos de forma segura, por meio do 0800 083 0196.

Falta de energia

Os acidentes ainda trazem outros problemas, como a falta de energia nas residências e comércios ligados à rede próxima da ocorrência. Isso afeta a distribuição de energia, deixando os clientes sem o fornecimento até que o reparo na rede seja finalizado.
Dependendo da ocorrência, é possível manobrar a carga remotamente e minimizar os impactos, mas as casas próximas ao local do poste atingido vão ficar sem energia.

Normalmente, o restabelecimento demora em média 4h, dependendo do local e dificuldade de acesso, além do tipo e quantidade de estruturas e equipamentos envolvidos. Existem casos em que o dano à rede é tão grave que?é necessário?trocar mais de um poste. “Mesmo com nossa tecnologia para minimizar a quantidade de clientes atingidos, a região mais próxima da ocorrência vai ficar comprometida durante esse intervalo de tempo”, explica?a Gerente de Construção e Manutenção da?Energisa?na Paraíba, Danielly Formiga.