logo paraiba total
logo paraiba total

Pelo segundo ano consecutivo, Sebrae Paraíba realiza Semana do MEI 2021 em formato digital

23 de abril de 2021

Uma semana inteira repleta de atividades, consultorias e capacitações on-line especialmente pensadas e formatadas para os microempreendedores individuais ou para potenciais empreendedores. Esta é a proposta da Semana do MEI 2021, ação conjunta nacional que terá, pelo segundo ano consecutivo, o formato digital em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19). O evento, realizado pelo Sebrae, ocorrerá no período de 10 a 14 de maio em todo o país de forma simultânea. Dados da Receita Federal apontam que, na Paraíba, existem 163.411 microempreendedores individuais, conforme a mais recente atualização.

Com o tema “Uma nova visão para o futuro do seu negócio”, a Semana do MEI 2021 contará com uma programação nacional unificada que será realizada durante as manhãs. Já para o período da tarde, foi montada uma programação estadual, focada na realização de palestras, tanto pelo site quanto pelo WhatsApp, oficinas e transmissões ao vivo (lives). Todas as atividades serão gratuitas.

De acordo com a analista do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, que é a responsável pela organização do evento no âmbito estadual, a principal atração desta edição da Semana do MEI será o empreendedor Rick Chesther, que ficou famoso em todo o país depois de aparecer em um vídeo em que ensina, em apenas um minuto, diversas estratégias para vender água mineral. Com o sucesso, ele passou a ministrar palestras, nas quais relata a vida real de transformação do povo brasileiro, com foco na superação.

“A semana do MEI conta com uma programação diversificada, com o objetivo de auxiliar os empresários a superarem a atual crise e se adaptarem a esta nova realidade, mesmo que passageira, reestudando processos empresariais e recriando uma nova realidade de empreendedorismo”, destacou a analista. Além de atendimentos ao MEI, a semana será uma oportunidade para quem deseja se formalizar. “A formalização já é bem simples de ser feita através do portal do empreendedor.gov.br e, durante a semana do MEI, o Sebrae vai estar à disposição para tirar dúvidas no processo de formalização, pelo portal, através do Fale com o Sebrae, e pelo número 0800 570 0800”, indicou.

Vantagens – Entre as principais vantagens da formalização, estão a possibilidade de vender para o governo, ter um CNPJ e alvará de funcionamento sem custos e burocracia, possibilidade de emitir nota fiscal e ter acesso a produtos e serviços bancários. “Destaco, ainda, o baixo custo mensal com tributos, tais como ICMS, ISS ou INSS, em valores fixos, e o acesso ao apoio técnico do Sebrae”, elencou Germana Espínola.

O MEI possui direitos e benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte. Neste primeiro trimestre de 2021, a Paraíba contabilizou 9.420 novos MEIs abertos, conforme levantamento do Sebrae.