logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae Paraíba destaca dicas para pequenos negócios incrementarem o faturamento durante a Páscoa

24 de março de 2021

Data importante para o mercado brasileiro, especialmente para quem trabalha com a fabricação de doces e de produtos à base de chocolate, a Páscoa traz, pelo segundo ano consecutivo, um desafio aos empreendedores: administrar as dificuldades e limitações impostas pela pandemia do coronavírus e, diante de um cenário de crise econômica e social, buscar na data comemorativa uma oportunidade para incrementar as vendas. Neste contexto de crise, conforme alerta o Sebrae Paraíba, é importante não só apostar na criatividade, como também reforçar a atenção para as medidas de prevenção e combate ao vírus.  

De acordo com a gerente regional do Sebrae Paraíba em Guarabira, Jacy Viana, a data pede criatividade e investimento não só em sabores diversificados e atrativos, como também na forma de apresentar os produtos. “É importante o empresário estar atento para algumas dicas que podem alavancar as vendas nesse período, como uma boa apresentação dos produtos, investimento nas embalagens, nos formatos, sabores e cores diferenciados, além do cuidado com a qualidade dos produtos”, explicou a gerente.  

Apostando nessa dica e no diferencial competitivo da criatividade, a empreendedora Symonne Lima, atendida pelo Sebrae Paraíba em Guarabira, decidiu inovar e investir na produção de ovos de páscoa feitos com o tradicional bolo de rolo pernambucano. Formada em Arquitetura e em Direito, Symonne trabalhava, até pouco tempo, em um cartório. No ano passado, após a pandemia, ela decidiu deixar a profissão e se dedicar aos doces.  

“Eu sempre gostei muito de fazer doces, mas era para o consumo da família e de amigos. Além disso, já fazia um tempo que eu não estava satisfeita com o trabalho, foi quando, em 2020, veio a pandemia e eu tive que me isolar por problemas de saúde. Como aconteceu com muita gente, eu comecei a buscar algo que me preenchesse”, recorda a empreendedora, que já tinha o interesse de aprender a trabalhar com produtos feitos com bolo de rolo e acabou por encontrar um curso on-line sobre o assunto.  

Após a capacitação, Symonne começou a fabricar produtos para o consumo da família e de amigos. “Postando os produtos no Instagram, começaram a aparecer as encomendas. Então, criei uma conta comercial e uma marca, a DeliSyas Gourmet. Hoje, me dedico a produção do bolo de rolo e de suas derivações”, explicou Symonne que, além dos ovos de páscoa especiais, também está produzindo outros itens temáticos para a data, todos feitos com bolo de rolo. “Acredito que as datas comemorativas, como a Páscoa, são importantes para todos os empreendedores do ramo de doces, porque temos a oportunidade de nos reinventarmos e de lançarmos novos produtos”, acrescentou.  

Comunicação e biossegurança – Além dos aspectos relacionados aos produtos em si, a gerente regional do Sebrae também enfatiza a importância do investimento em marketing e nas medidas de prevenção ao coronavírus. “Outra dica fundamental é apostar em marketing digital, saber comunicar o seu produto ao cliente. Além disso, também é importante investir em biossegurança para o processo de fabricação dos produtos e pensar, também, na questão do delivery, caso o cliente prefira receber os produtos com qualidade e no conforto do seu lar”, acrescentou Jacy Viana.