logo paraiba total
logo paraiba total

Urba vai plantar mais de 3.000 mudas de árvores em Campina Grande

23 de março de 2021

Mais de 3.000 mudas de árvores serão plantadas no condomínio Giardino Bianco, em Campina Grande, como parte de uma ação de preservação ambiental e urbanização sustentável da Urba, empresa de desenvolvimento urbano da MRV&CO. O plantio vai ao encontro da política da empresa em oferecer um projeto paisagístico completo nas regiões onde constrói seus empreendimentos, valorizando a cidade e aumentando a qualidade de vida dos moradores. 

As árvores destinadas ao condomínio Giardino Bianco incluem mil unidades de Ipê rosa; 850 aroeiras; mais de 300 ipês de jardim e cerca de 80 jacarandás de Minas, além de abranger espécies como pau-brasil, palmeira imperial, tipuana entre outras, garantindo a diversidade da flora local.

Do total de árvores que serão plantadas, a Urba adquiriu cerca de 600 mudas e as outras 2.500 foram doadas pelo projeto “Adote uma Árvore”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em dez anos de existência, o projeto já distribuiu mais de 300 mil mudas em Campina Grande e nas cidades circunvizinhas, contribuindo para reduzir o déficit ambiental nas cidades. As árvores são produzidas em um viveiro localizado no Campus II da instituição, em Lagoa Seca, de onde saem cerca de 20 mil plantas por ano.

“As árvores são de fundamental importância, pois são essenciais para a existência dos seres vivos. Em grandes cidades, elas reduzem a temperatura e fornecem sombras, oferecem abrigo para outras espécies, como animais de diversas espécies, e também contribuem para a beleza paisagística”, destaca o professor José Félix, diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UEPB.

As espécies escolhidas para o plantio são selecionadas após uma análise estratégica da flora paraibana, de modo que as árvores sejam representativas de espécies locais. Assim, a ação evita a introdução de espécies exóticas que poderiam se tornar nocivas ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que promove o reflorestamento adequado da região. 

“A parceria com a UEPB nos orientou com relação ao melhor manejo e uso de espécies da região, indo ao encontro do nosso propósito de sustentabilidade e defesa do meio ambiente. A Urba tem como parte de seu processo de trabalho a preservação das áreas verdes nativas existentes no entorno de seus empreendimentos e a implantação de ambientes mais arborizados”, explica Marcos Vinicius Tonete, gestor executivo de obras da Urba.