logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae Paraíba participa de reunião com prefeitura municipal e Associação de Turismo em Lucena

2 de fevereiro de 2021

Com o objetivo de discutir ações para desenvolver, promover e incentivar o turismo no município de Lucena, Litoral Norte paraibano, foi realizada uma reunião no último sábado (30), na Pousada Barcaça, que contou com a participação do Sebrae Paraíba e de empresários do trade turístico local. Durante o encontro, a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, apresentou o projeto de Turismo Criativo e Colaborativo da instituição.

De iniciativa da Associação Lucenense de Turismo e Eventos (ALTE), participaram, também, da reunião, o prefeito de Lucena, Leomax da Costa Bandeira, o secretário de turismo municipal, Carlos Polimeni, e vereadores locais. De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, o município de Lucena tem um grande potencial para o turismo de natureza, sol e mar, religioso, cultural, de aventura e ecoturismo.

Para isso, a gestora destacou a necessidade de priorizar a qualificação do trade para a governança, a parceria público-privada e o turismo criativo e colaborativo. “É importante unir turismo, cultura e produção associada ao turismo”, enfatizou. Em relação à apresentação do projeto de Turismo Criativo e Colaborativo do Sebrae, a gestora explicou os critérios de adesão dos municípios, objetivo, público-alvo e foco estratégico, entre outros itens.

“O objetivo do projeto é formatar roteiros e produtos turísticos inovadores e sustentáveis, com foco no segmento do turismo criativo e colaborativo. Dentre os objetivos específicos, estão planejar, com sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural, ‘Produtos Turísticos Qualificados’, orientados para a competitividade e inovar a oferta turística com produtos, atividades e serviços que agregam valor ao Turismo Criativo e Colaborativo, bem como promover a imagem, a identidade e a diversidade cultural do espaço turístico da Paraíba”, detalhou.

Na pauta da reunião foram informadas, também, as primeiras iniciativas do poder público municipal com relação a melhoria das políticas públicas, a exemplo de ações voltadas à mobilidade urbana, preservação das falésias, segurança, limpeza pública, coleta do lixo e proibição dos paredões e motos sem escape. “Senti uma energia muito boa, tanto dos empresários, quanto da gestão pública. O prefeito espera a colaboração da população e dos empresários, no sentido de consolidar o turismo criativo, com sustentabilidade, profissionalismo, diversidade cultural e segurança para todos”, enfatizou Regina Amorim.