logo paraiba total
logo paraiba total

26ª Edição da Eureka do Instituto Mauá de Tecnologia será totalmente on-line

27 de outubro de 2020

Propostas e soluções inovadoras para a Engenharia, Meio Ambiente, Mobilidade, Saúde, Bem-estar, Negócios – entre outros projetos idealizados, na maioria de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, propostos pela ONU) – serão apresentados pelos formandos dos cursos de Engenharia, Administração e Design durante a tradicional Eureka. 

Em sua 26.ª edição, o evento do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)  será realizado pela primeira vez totalmente online, por causa da pandemia, de 06 a 08 de novembro, gratuito e aberto para o público em geral.

Na edição de 2020 da Eureka, serão aproximadamente 180 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) apresentados pelos próprios alunos por meio de lives, vídeos, plantões de dúvidas e banners. Mesmo no ambiente virtual,  o objetivo  é proporcionar ao visitante um cenário de inovação, criatividade e muita tecnologia, além de conectar o meio acadêmico ao empresarial, colocando o aluno em evidência para o mercado de trabalho.

Entre alguns dos projetos de destaque estão: Implantação de pavimento de concreto permeável em áreas urbanas; Sistema inteligente de previsão de alagamentos; Inspeção de patologias nas estruturas de concreto armado com utilização de drones e inteligência artificial; Cadeira motorizada para qualquer tipo de terreno; Equipamento de resgate aquático teleguiado; Shampoo vegano em cápsula; Aproveitamento de subprodutos da indústria cafeeira; Canudo ecológico que detecta substâncias químicas utilizadas em alteração de bebidas etc.

“Na Mauá, os alunos são estimulados a desenvolverem trabalhos em grupo, de forma colaborativa e com olhar multidisciplinar, e que integrem aspectos técnicos, de negócio e usabilidade, utilizando para isso os conhecimentos e competências construídos ao longo de toda a sua formação”, afirma a professora Alessandra Dutra Coelho, Coordenadora da Eureka. Além da base teórica, valoriza-se a construção de protótipos e testes práticos que tornam reais as propostas de soluções.

A expectativa para a Eureka 2020 é que o nível e a qualidade dos projetos continue crescendo, assim como tem acontecido desde 1994. “Observamos que os trabalhos estão cada vez mais aplicados, não só no âmbito industrial, mas também com foco no desenvolvimento e bem-estar da sociedade, com propostas de soluções para problemas mais complexos”, destaca a professora Alessandra.

EUREKA 2020

Data: 06 a 08 de novembro. 

Em 06.11 (sexta-feira), as apresentações acontecem das 13 h às 17 h e das 18 h às 22 h. Nos dias 07 e 08.11, elas se concentram das 10 h às 14 h e das 15 h 30 às 19 h 30. 

Local: On-line

Participação gratuita