logo paraiba total
logo paraiba total

Tem início nesta sexta-feira (18) o Fórum Estadual Forró de Raiz Online

18 de setembro de 2020

O encontro que tem início hoje, sexta-feira (18), na Sala de Conferência do aplicativo Sympla e no Canal Forró de Raiz, no YouTube, onde reúne artistas, detentores dos conhecimentos das matrizes do forró, membros das comunidades forrozeiras, produtores culturais, comunicadores, pesquisadores e gestores públicos e privados. O evento segue até amanhã, sábado (19). Na próxima semana o Fórum acontece em Feira de Santana (BA)

Durante a programação serão realizados discussões sobre os principais temas de interesse das comunidades forrozeiras e discutirá sobre as políticas públicas para promoção e valorização do forró tradicional, por meio de mesas de debates e rodas de conversas. Também acontecerão shows com o Grupo Monxorós, Araruna, Zé Hilton do Acordeon e As Potyguaras. As inscrições podem ser feitas no Sympla.

Atrações Musicais

Grupo Monxorós é um grupo de música regional popular e potiguar, que tem em comum a matiz da música regional brasileira e em específico as músicas de bandas de pífanos e suas canções tradicionais como as bandas de pífanos de Caruaru (PE), Chau de pife, João do pife, Zabé da loca que são entre muitos, algumas de suas referências. O grupo nasceu da necessidade de fortalecer a música do folclore do nordeste através do pífano, criado em 2017 e atualmente fez apresentações em festivais de bandas de pífanos de Mossoró e eventos em cidades circunvizinhas.

Grupo Araruna, tem sua origem no grupo São João na Roça, do bairro das Rocas, fundado em 1949  pelo Mestre Cornélio Campina, diretor artístico, e amigos, que pretendiam formar um grupo que se apresentasse durante todo o ano. Conta-se que Mestre Cornélio usava o quintal de sua casa para os ensaios, que ele mesmo organizava.

Zé Hilton do Acordeon é Natural de Nova Cruz (RN). Começou a tocar sanfona aos 12 anos.  Ele participou de várias bandas como Cebola Ralada, Banda Buscapé, Banda Tempero do Amor e outras. Gravou mais de 300 discos de bandas e artistas como, Cavaleiros Do Forró, Saia Rodada, Elino Julião, Walkyria Santos, Valeria Oliveira, Dodora Cardoso, Banda Montagem, Banda Encantu’s… Tem um trabalho instrumental com o “Candeeiro Jazz”, junto ao guitarrista Jubileu Filho e o baixista Sérgio Groove. Também acompanhou a Orquestra Sinfônica do RN, e a Orquestra Sinfônica da UFRN em várias apresentações.

O grupo “As Potyguaras” foi formado por mulheres que tocam e cantam forró pé-de-serra, em outubro de 2000, tem em seu repertório referências na música nordestina, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Elino Julião, Os Três do Nordeste, e outros, resgatando o melhor do folclore e da cultura nordestina.

O Fórum de Forró de Raiz recebe o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dos governadores, prefeitos e vereadores de cada estado. Para essas edições, foi recebida a Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida.