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Conheça aplicativo que acaba com o fiado na venda direta cresce na pandemia

15 de setembro de 2020

Há cerca de quatro anos, Elaine Cristina Ferreira, 37, e o marido estavam desempregados, com duas crianças para sustentar. Por meio de um post em uma rede social, a empreendedora soube da possibilidade de revender produtos da Eudora, do Grupo Boticário. Ela resolveu arriscar e conseguiu ter bons resultados em sua cidade, Maracaí (SP).

Com o tempo, Elaine procurou por maquininhas de cartão que ajudassem a aumentar as vendas. No ano passado, depois de algumas tentativas, passou a usar o aplicativo Minha Revenda Digital, desenvolvida pelo Mooz, que é a empresa de soluções financeiras do próprio Grupo Boticário. A ferramenta é operada em parceria com a Visa. De acordo com Elaine, a digitalização do processo aumentou o faturamento em 50%.

O Minha Revenda Digital surgiu em março do ano passado com o objetivo de ajudar a digitalizar as finanças de revendedores, bancarizá-los e diminuir a incidência do pagamento fiado no processo. A plataforma dá acesso a uma conta digital gratuita, que permite acompanhar as vendas, ter uma maquininha de pagamento e movimentar todo o dinheiro recebido por meio de um cartão de débito.

Também é possível transferir dinheiro, colocar crédito no celular, pagar contas e controlar valores a receber. Os revendedores não precisam ter comprovação de renda para se cadastrar.

O Grupo Boticário adiantou a PEGN que o número de usuários na plataforma cresceu 233% nos últimos quatro meses. A empresa não divulga o número de revendedores que possui.

“É nosso papel olhar toda a cadeia de parceiros e tornar cada vez mais atrativo para eles estarem conosco. A Minha Revenda Digital ajuda muito os revendedores a acompanhar as vendas em tempo real, inclusive, identificando os valores futuros a receber de boletos ou cartão”, afirmou Nato Porte, diretor da Mooz, em comunicado enviado à imprensa.

De fato, o aplicativo ajudou Elaine a diminuir a quantidade de pagamentos fiados. “A gente sempre acabava deixando, anotando no caderno, mas agora dá pra emitir o boleto e passar o código pra pagar. Diminuiu muito [o fiado].”

Confiante e capitalizada, Elaine passou o último Réveillon com o plano de dar outro passo em 2020: abrir a própria loja de revenda. A pandemia acabou postergando os planos e ela quase engavetou a ideia, mas resolveu insistir e conseguiu abrir as portas no início de junho, para vender Eudora. Os produtos O Boticário ela vende apenas por WhatsApp. “Eu tinha guardado dinheiro para isso, consegui pagar quase tudo antecipado, entrei pagando só os móveis.” Mesmo assim, pouco tempo depois precisou fechar o espaço, por conta da quarentena.

Em 15 dias com as portas fechadas, a empreendedora conta que faturou R$ 2,2 mil. “Mesmo com a loja fechada eu consegui vender pelo aplicativo. Eu já tinha a clientela, que pedia pelo WhatsApp. Eu enviava os produtos e a maquininha pelo motoboy.” Elaine também conseguiu vender pelos links de pagamento, que começaram a ser gerados pela plataforma nesse ano. “Pode ser pouco comparado com datas comemorativas, mas, dentro do cenário atual, com certeza ter essa facilidade de pagamentos digitais ajudou muito”.