logo paraiba total
logo paraiba total

UFPB oferta 160 vagas em cursos gratuitos para profissionais do turismo

2 de setembro de 2020

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta 160 vagas em quatro cursos on-line e gratuitos para profissionais do setor do turismo na Paraíba. São 40 vagas para cada uma das capacitações.

Os cursos são estes: “Gestão de conflitos em hospitalidade”, “Gestão de equipes em hospitalidade”, “Boas práticas de fabricação para o setor de alimentos e bebidas em tempos de coronavírus” e “Contabilidade para gestão de negócios”.

As inscrições devem ser realizadas até esta sexta-feira (4), pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (Sigaa) da UFPB.

As formações, com carga horária de 20 horas, serão realizadas de modo remoto, duas delas ao longo deste mês de setembro e as outras duas até o início de outubro, através da plataforma Google Meet.

Essas capacitações são ações do projeto de extensão “Capacitação da cadeia produtiva da hospitalidade nos municípios turísticos da Paraíba”, em parceria com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR).

“O setor de turismo em João Pessoa estava com  crescimento constante nos últimos anos e, infelizmente, com a pandemia  do novo coronavírus, houve a paralisação, assim como ocorreu em todo o mundo. Agora, o trade está se preparando e se adequando para a retomada das atividades”, avalia a professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB, Paula Leão, responsável pelo projeto.

No material de divulgação publicado na página da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), a presidente do órgão, Ruth Avelino, afirma que a estatal tem parceria com a UFPB desde 2011, para a realização de cursos em diversas áreas para atender e capacitar os profissionais que atuam no turismo paraibano. Outros detalhes sobre as formações devem ser consultados pelo e-mail capacithoufpb@gmail.com.

Confira, abaixo, os quatro cursos oferecidos e os períodos nos quais serão realizados:

Gestão de Conflitos em Hospitalidade – Período: 8 a 19 de setembro

Aprimorar conhecimentos sobre a administração de conflitos em ambientes profissionais, mediação de conflitos em situações diversas, visando a melhoria da qualidade de vida e dos relacionamentos de modo a promover a melhoria do clima organizacional e consequentemente do desempenho das equipes de trabalho. 

Boas Práticas de fabricação para o Setor de Alimentos e Bebidas em tempos de Coronavírus – Período: 14 a 27 de setembro

Boas práticas e Covid-19 para o setor de Alimentos e Bebidas: Como proceder? O que são as Boas Práticas na Produção de Alimentos e como a qualidade na produção influencia o resultado positivo no setor. Benefícios de uma Gestão pautada nas BPFs. Manipulador de Alimentos. Contaminação dos Alimentos – Perigos. Como evitar a contaminação Cruzada. Doenças Transmitidas por Alimentos. Higienização de utensílios e instalações. Controle Integrado de vetores e Pragas. Documentos. 

Gestão de Equipes em Hospitalidade – Período: 21 de setembro a 2 de outubro

Aperfeiçoar profissionais para a Gestão de equipes de trabalhos, para que saibam lidar de forma proativa, com as diversas situações de trabalho existentes dentro da Organização e que exijam interatividade e o desenvolvimento da equipe de trabalho.

Contabilidade para gestão de negócios – Período: 21 de setembro a 6 de outubro

Noções preliminares: conceito de Contabilidade, objeto de estudo, finalidade e usuários das informações contábeis, características da informação contábil; Patrimônio e situação líquida patrimonial; Relatórios gerenciais para tomada de decisão: Balanço patrimonial, Demonstração do Resultado, planejamento tributário e plano de negócio; Controle financeiro: orçamento e Fluxo de caixa; Formação do preço de venda.