logo paraiba total
logo paraiba total

Complexo de Pediatria Arlinda Marques volta a receber estudantes universitários para estágios

20 de agosto de 2020

Estudantes de Medicina de uma instituição particular de João Pessoa estiveram no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, nesta quinta-feira (20) pela manhã, para receber orientações sobre os cuidados com a higienização e segurança que devem ser adotados, por conta do novo coronavírus, durante o período de estágio. Eles começam a estagiar no hospital, nesta sexta-feira (21). Os estágios estavam suspensos há cinco meses devido às medidas restritivas por causa da pandemia. 

“Para o reinício do estágio, o critério é passar por essa capacitação. O Arlinda Marques criou um protocolo de estágio no contexto da pandemia e estudou a capacidade permitida por ambiente, resguardando a segurança dos profissionais, pacientes e familiares”, explicou a coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Arlinda Marques, Luciana Ferreira. 

Bianca Marinho vai estagiar na urgência do hospital. Ela está bastante animada. “O estágio é a concretização de um sonho. Durante todo o tempo que a gente estuda, fica esperando esse momento”, falou.

Já Rafael Arruda vai fazer estágio na pediatria. “É um mundo que está se abrindo pra mim, pois será meu primeiro estágio. Acredito muito que o contato com o paciente é imprescindível. É a parte que mais se lapida”, pontuou.

Para a coordenadora do NEP, o processo de aprendizagem é uma via de mão dupla. “Com os estagiários aqui, os profissionais da unidade aprendem mais, pois os estudantes perguntam, questionam e, por isso, o serviço cresce e todos saem ganhando: estudantes, profissionais e as crianças”, observou.

Além dos estudantes de Medicina, já foi reiniciado também o estágio dos alunos de Enfermagem e Biomedicina.