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Iungo convida educadores e estudantes para debaterem sobre ensino e aprendizagem durante a pandemia

31 de julho de 2020

Se a educação já tinha diversos desafios no Brasil antes, na pandemia do COVID-19 eles se fazem ainda mais evidentes. A grande questão que vivemos no campo educacional atualmente é como ensinar e aprender em tempos de isolamento social, e é exatamente esse tema que o Instituto iungo abordará em uma live, que acontecerá nesta segunda-feira (3/8), a partir das 18h, em seu canal no Youtube.

Nesta edição do ‘iungo Convida’, além da dupla de educadores Viviane Corrêa – Diretora geral da E.E.B. Toneza Cascaes – e Helton Romualdo – professor do Sistema Pedagógico Semear, o bate-papo contará com a participação dos alunos do ensino médio, Peterson Wassem (Orleans – SC) e Matheus Ferreira (Brumadinho – MG), que vão falar sobre os desafios da educação do ponto de vista dos estudantes.

A temática se faz importante principalmente no momento em que, segundo pesquisa , “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, realizada pelo CONJUVE (Conselho Nacional da Juventude) em parceria com outras instituições, dos 33 mil estudantes ouvidos, quase 30% pensam em deixar a escola e, entre os que planejam fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 49% já pensaram em desistir. Isso não só pela falta de estrutura, uma vez que, segundo estudo TIC Educação 2019 divulgado em junho, 39% dos estudantes de escolas públicas urbanas não têm computador ou tablet em casa, mas, também, pela falta de equilíbrio emocional e da capacidade de organização para estudar.

Os interessados em participar desta live pode acessar o link https://www.youtube.com/channel/UCpb5XqIkncuT7tljA0U7EWA.

Parceria em prol da educação

Com objetivo de promover o desenvolvimento profissional de educadores de todo o Brasil, o Instituto MRV idealizou e é o mantenedor do Instituto iungo. A iniciativa nasceu para conectar professores, gestores, centros de pesquisa e especialistas em educação para formar e fortalecer redes de práticas de ensino, produção de materiais e troca de experiências. Para a sua viabilização inicial contou com um investimento de R$3,6 milhões.  São parceiros do iungo o NAP/USP (Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e a Secretaria de Educação de Minas Gerais.