logo paraiba total
logo paraiba total

Jogos online de empreendedorismo estimulam de maneira lúdica jovens para o tema

31 de março de 2020

Em tempos de quarentena e isolamento social, necessários para conter a propagação do coronavírus (Covid-19), uma das opções para aproveitar os momentos livres de forma produtiva é adquirindo novos conhecimentos. Pensando nisso, o Sebrae Paraíba disponibiliza, por meio de sua plataforma de Ensino a Distância (EaD), mais de 100 cursos online gratuitos, incluindo jogos direcionados ao público jovem, com idade a partir de 15 anos. Para ter acesso ao conteúdo disponível, basta acessar o link e clicar no filtro ‘Jogos’.

Dentre as opções de jogos disponíveis, estão ‘Fazendinha de negócios’, ‘Negócios de outro planeta’, ‘Nem parece jogo de pizzaria’, ‘Saga do herói’, ‘Pizza delivery’ e ‘Sr. Ciclo’. Os títulos ensinam, de maneira lúdica e divertida, temas como o ciclo de vida do produto, construção de marca, fluxo de caixa, planejamento, estratégia comercial, conhecimento do comportamento do cliente, formação de preço de venda e processo produtivo.

“É importante os jovens se interessarem pelo empreendedorismo desde cedo, por isso o Sebrae desenvolveu o Programa de Educação Empreendedora, que trabalha as noções da temática desde o 1º ano do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio e Superior. Então, entende-se que, quanto mais cedo for o contato e entendimento do mundo dos negócios para os jovens, mais fácil é incentivar e disseminar a cultura empreendedora”, destacou a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros.

Para a gerente, é por meio da cultura empreendedora que é possível fazer a diferença e mudar a realidade onde jovens e adultos estão inseridos. “Ela vem para fazer essa virada de chave. Com isso em mente, o Sebrae desenvolve capacitações, cursos EaD e jogos online, bastante úteis nesse momento de isolamento. A plataforma está repleta de novos cursos ligados ao empreendedorismo, que despertam de forma lúdica a aprendizagem sobre o tema”, afirmou a gerente.

Os adultos também podem aproveitar as capacitações gratuitas e online do Sebrae. Os cursos estão divididos conforme o perfil e a necessidade de cada empreendedor, abordando tópicos como marketing, vendas, inovação, planejamento, gestão de pessoas, entre outros. Para ter saber mais sobre os cursos, os interessados podem acessar o site.