logo paraiba total
logo paraiba total

Como um jovem pode ter uma experiência internacional?

20 de abril de 2021

A vida do jovem é cheia de emoções e desafios que muitas vezes exigem a habilidade de liderança. Faculdade, estágio, morar sozinho, correr atrás dos sonhos… É,  nem sempre é fácil, não é? Mas, nós da AIESEC acreditamos em você, jovem líder, e queremos te ajudar a se preparar para o seu futuro. A AIESEC é a maior organização gerida por jovens, e, também, é o maior movimento de liderança jovem do mundo. Uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos que tem por objetivo o preenchimento das potencialidades humanas através de experiências práticas em ambientes desafiadores por meio de intercâmbios transculturais e pela criação dessas oportunidades, a exemplo, o Intercâmbio Voluntário Global – ele é uma experiência voluntária em ONGs, Escolas ou Fundações em outro país, com oportunidades que te preparam para o mercado de trabalho e facilita o seu desenvolvimento na sua área de preferência. Todos os projetos são vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e possuem grande potencial de impacto no mundo. Os projetos têm duração de 6 a 8 semanas e ter entre 18 e 30 anos é o único requisito para deixar sua marca no mundo.

“Hoje, no mercado de trabalho, as empresas, startups, cooperativas e franquias buscam pessoas com algumas características específicas a serem atribuídas ao perfil do funcionário ideal da instituição. De certo modo, um dos maiores fatores que envolvem os interesses que o mundo empresarial possui com o jovem que está entrando no mercado de trabalho, é a sua capacidade de se adaptar às situações adversas que ele poderá enfrentar”, conta Petrus Alves, alumnus da AIESEC em João Pessoa

Diante da citação acima, a AIESEC enquanto Organização por meio dos intercâmbios transculturais, como o Intercâmbio Voluntário Global, te ajuda a desenvolver competências e habilidades, como, Autoconhecimento, conhecendo e vivendo os seus valores pessoais enquanto explora suas paixões e pontos fortes; Cidadão Global, usando da sua habilidade de fazer a diferença no mundo enquanto se conecta com temas globais; Empoderar Outros, desenvolvendo habilidades de comunicação enquanto impacta pessoas para fazerem o mesmo e Orientado à Solução, tomando decisões para solucionar problemas da melhor forma possível.

Já com o Talento Global, o jovem tem a oportunidade de desenvolver sua liderança com uma experiência de trabalho internacional de 6 até 72 semanas, onde tem também a chance de viver em um ambiente profissional e corporativo. Para o processo, é necessário alguns requisitos como: inglês avançado e experiência na área que quer atuar. Nessa experiência, o intercambista recebe uma bolsa-auxílio para cobrir os custos básicos ou acomodação durante o período de intercâmbio. Com esse programa você explora um novo país e conhece uma nova cultura organizacional fora do país, além de viver em um ambiente profissional, desenvolver liderança em seu perfil e fazer conexões no exterior, aumentando sua rede de amigos e contatos profissionais. 

Esse mês vem pra canalizar tudo isso. É o mês do jovem, e tem como foco ajudar você a ter uma experiência profissional, impactar realidades, desenvolver seu currículo, se preparar para o primeiro emprego e viver várias outras oportunidades que impulsionam sua liderança e que importam, fazendo diferença na sua vida profissional e pessoal. 

Se inscreva em bit.ly/glovalv para saber mais sobre as oportunidades de intercâmbio, e se cadastre em linktr.ee/aiesecbrasil para ficar por dentro dos eventos e webinar com conteúdos sobre mercado de trabalho, hard e soft skills que te ajudarão como jovem.