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Como desenvolver omni inteligência de líder

19 de fevereiro de 2021

Criei um conceito legal baseado em dois
grandes estudiosos sobre ser omni inteligente em se tratando de liderança.

Omni, vem do Latin e significa todo/inteiro.

Não vou ficar aqui trazendo teorias, pois
quem é meu leitor já sabe que sou bem prático e direto. Baseado também em minha
trajetória como líder associei várias questões que servirão para o leitor, que
é líder empresarial, aprimorar a sua capacidade de realizar com melhores
resultados.

Vale citar o psicólogo Howard Gardner, que
junto à uma equipe de investigadores da Universidade de Harvard desenvolveu a
teoria de inteligências múltiplas na década de 1980. Essas foram as
inteligências da teoria: Lógica matemática, Linguística, Musical, Espacial,
Corporal-cinestésica, Intrapessoal, Interpessoal, Naturalista e Existencial.

“O mais comum é que pessoas tenham uma das
inteligências superior às outras, grande parte em nível médio e uma ou duas
inteligências fraca.”¹

Daniel Goleman, jornalista, psicólogo,
escritor e considerado o pai da Inteligência Emocional, refere-se a 5 pilares
fundamentais para a classificação dessa inteligência: Conhecimento das próprias
emoções, Controle das emoções, Automotivação, Empatia, Relacionamento
interpessoal.

Com a devida vênia, escolhi apenas alguns dos
aspectos dos senhores Howard Gardner e Daniel Goleman.

Humildemente vou dar minha colher de chá e
acrescentar outros pilares fundamentais para a liderança eficaz: Gestão de
parcerias e Gestão de resultados.

Fazendo um filtro com foco na liderança de
equipes fica assim o meu conceito de OMNI INTELIGÊNCIA DO LÍDER:

1. 
Gestão
de parcerias

Ter foco em vários aspectos: conquistar seus
pares respeitando suas posições e sendo cooperante sem estimular competição
desmedida entre setores. Tratar fornecedores de insumos respeitando suas
limitações e garantindo a relação ganha-ganha.

2. 
Gestão
de resultados

Ter um hall mínimo de indicadores de sua
performance e não focar apenas no financeiro. Exemplo: Empatia com a equipe, índice
de realização de ações planejadas, resultados oriundos de inovação em processo,
produto, gestão e/ou modelo de negócio etc.

3. 
Relacionamento
interpessoal

Por meio da empatia o líder precisa reconhecer
as emoções dos outros e entender seus comportamentos, sendo mais sensível,
aberto e transparente, sem ser ríspido ou radical.

4. 
Controle
emocional

A maioria das pessoas é bem diferente de nós.
Elas não vão fazer uma tarefa da mesma forma que faríamos se fizéssemos sozinhos.
Portanto, ser paciente e procurar entender o que aconteceu para o resultado ter
saído abaixo de suas expectativas, se for o caso, é fundamental.

5. 
Visão
espacial

“Expressa-se pela capacidade de compreender o
mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e
recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos.”* Esta visão é
predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, geógrafos, navegadores
e jogadores de xadrez.

Ser OMNI INTELIGENTE como líder é ser
visionário e focar no resultado e não na tarefa. É sair do operacional e ir
para o estratégico. É ser gente e não só gestor. É ter visão periférica e não
só direcional. É ser persistente e não apenas insistente.

Por fim, te desejo sucesso, porque sorte está
ligada ao acaso e o sucesso, ao seu esforço.

*Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncias_m%C3%BAltiplas