logo paraiba total
logo paraiba total

Compliance para pequenas empresas, como começar?

4 de outubro de 2018

Evite remediar e dê preferência ao prevenir, desenvolva o Compliance em sua empresa adotando práticas que auxiliem na prevenção de riscos empresariais, por meio de mapeamento de riscos, manutenção da conformidade legal e técnica, com aplicação de políticas preventivas, como a elaboração de códigos de conduta internos ou externos.

Por tratar também de comportamentos profissionais, a adoção das práticas de conformidade se atrela a governança corporativa, com a intenção de proteger a empresa de situações prejudiciais à sua imagem ou/e fluxo de caixa.

Compliance e a governança são essenciais para empresas maiores, com vários sócios e interesses distintos, visto que mantém uma maior distinção entre o(s) detentor(es) do capital investido e quem administra o empreendimento, mas isso não deve servir como desculpa para empresas menores e familiares não adotarem essas práticas para o melhor e mais seguro desempenho de suas atividades.

As ações principais a serem adotadas devem ser pautadas nos “Pilares do Programa de Compliance” que são: identificação, prevenção, monitoramento e detecção, resolução de problemas e orientação das áreas do negócio sobre as normas de controle, devendo levar em conta:

? a natureza e diversidade da operação da empresa

? a complexidade de seus negócios

? a escala, volume e valor de seus negócios

Para com este conhecimento geral de seu negócio, possam ser elaborados os itens básicos:

? Criação do manual de conduta e ética;

? Ter seus processos internos bem definidos e explanados aos interessados;

? Fortalecimento da comunicação interna e externa da organização, com criação de um SAC ou canal de denúncias;

? Monitoria continua e correções.

Confira outros artigos aqui.

*Por Rebeca Cavalcanti: Graduada em ciências contábeis pela UFPB, pós graduanda em direito tributário pela ESB. Diretora comercial da RC Assessoria Contábil e Empresarial, empresa especialista em soluções contábeis, fiscais, trabalhistas e paralegais para os segmentos de comércio, serviço e construção civil. Ex presidente e atual conselheira da Contabilis, empresa júnior de ciências contábeis da UFPB.