logo paraiba total
logo paraiba total

Exposições em 2016! Calendário da Arquitetura e Decoração brasileira

8 de março de 2016

Já estamos em março e o ano de 2016 promete muito movimento na arquitetura e decoração. A cidade de São Paulo – a Nova Iorque brasileira quando falamos em tendências – está com o calendário recheado de grandes eventos que farão o mercado borbulhar. 

Além das tradicionais feiras Revestir, Feicon, Casa Cor, entre outras, este ano teremos ainda a Bienal Internacional de Arquitetura, a exposição Latin America in Construction: Architecture 1955-1980 e Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo.

Para os amantes da arquitetura e da decoração, a Revestir, que ocorreu na última semana (01 a 04/03), trouxe inúmeras marcas nacionais e internacionais e nos apresentou opções de materiais alternativos a preços competitivos. As fábricas, antenadas ao nosso momento econômico, se preocuparam em propor lançamentos que caibam no bolso do consumidor.

A expectativa é que a Feicon siga pelo mesmo caminho e que os materiais lançados já sejam aplicados nos ambientes inovadores da Casa Cor e Mostra Black, para o deleite dos visitantes. Nada melhor do que ver os acabamentos aplicados para experimentar a beleza de cada um!

Já para os profissionais da área, a tão esperada 11ª. Bienal Internacional de Arquitetura e a Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo, apresentarão as carreiras profissionais mais relevantes, as obras de arquitetura e urbanismo mais significativas, as melhores publicações, as pesquisas mais sobresselentes e as melhores ideias de arquitetos e estudantes de arquitetura brasileiros e latino-americanos.

 A exposição América Latina em Construção: Arquitetura 1955 – 1980 ainda não tem data definida, mas deverá ser realizada na Oca, no Parque Ibirapuera. A mostra está atualmente no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa) e vem para o Brasil trazendo em sua seleção criações de nomes como Oscar Niemeyer, Paulo Mendes, Lina Bo Bardi e Vilanova Artigas.

Para quem estiver se programando para visitar algum destes eventos, sugiro ainda roteiros alternativos ao turismo padrão da cidade: 

1.Concerto de cordas no Mube (Museu Brasileiro de Esculturas), no Jardim Europa: O museu tem exposições permanente e itinerantes nas áreas internas e externas, além de lindos jardins e programação musical todos os finais de semana. Veja no site.

2. Visita à Fundação Emma Klabin, com exposição de obras de arte surpreendentes: A fundação tem coleção exclusiva, mas só atende com horários agendados. Vale consultar o site e reservar sua vaga.

3. Apresentação da OSESP (Orquestra Sinfonica do Estado de SP) na Sala São Paulo: A OSESP tem reputação reconhecida internacionalmente e a Sala São Paulo é considerada uma das melhores salas acústicas da América Latina. Os concertos são super concorridos e por isto é bom se programar com antecedência. O site tem todas as informações e permite compras de ingressos online.

4. Passeio pelo Parque Vila Lobos: mais discreto e sossegado que o Parque Ibirapuera, o Parque Vila Lobos tem programação cultural, oferece ótima estrutura de lazer e espaços tranquilos para quem quiser fazer uma caminhada ou passear por locais lindos e arborizados. Veja no site.

5. Feirinha de domingo na praça Benedito Calixto – além de antiguidades e artesanato você encontrará peças inusitadas, cafés e restaurantes incríveis. Veja o site.